saneamento basico
microplásticos nos igarapés

Microplásticos depositados no fundo do mar triplicam em 20 anos

Microplásticos no fundo do mar

A quantidade total de microplásticos depositados no fundo dos oceanos triplicou nas últimas duas décadas com uma progressão que corresponde ao tipo e volume de consumo de produtos plásticos pela sociedade.

Aumento observado em estudo europeu reflete a produção global de plástico de 1965 a 2016

Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona (ICTA-UAB, na Espanha) e pelo Departamento do Ambiente Construído da Universidade de Aalborg (AAU-BUILD, na Dinamarca), que fornece a primeira reconstrução de resolução da poluição microplástica de sedimentos obtidos no noroeste do Mar Mediterrâneo.

Embora o fundo do mar seja considerado o sumidouro final dos microplásticos que flutuam na superfície do mar, a evolução histórica dessa fonte de poluição no compartimento de sedimentos, e particularmente a taxa de sequestro e soterramento de microplásticos menores no fundo do oceano, ainda é desconhecida.

Fonte: RP.

Últimas Notícias:
Da lei à realidade desafios do saneamento básico no Brasil (1)

Da lei à realidade: desafios do saneamento básico no Brasil

Mesmo com novo marco, saneamento universal avança lentamente e pressiona saúde pública, meio ambiente e infraestrutura urbana. O Marco Legal do Saneamento define metas importantes para o Brasil: até 2033, 99% da população deve ter acesso à água potável e 90% deve contar com coleta e tratamento de esgoto.

Leia mais »