saneamento basico
microplásticos nos igarapés

Microplásticos depositados no fundo do mar triplicam em 20 anos

Microplásticos no fundo do mar

A quantidade total de microplásticos depositados no fundo dos oceanos triplicou nas últimas duas décadas com uma progressão que corresponde ao tipo e volume de consumo de produtos plásticos pela sociedade.

Aumento observado em estudo europeu reflete a produção global de plástico de 1965 a 2016

Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona (ICTA-UAB, na Espanha) e pelo Departamento do Ambiente Construído da Universidade de Aalborg (AAU-BUILD, na Dinamarca), que fornece a primeira reconstrução de resolução da poluição microplástica de sedimentos obtidos no noroeste do Mar Mediterrâneo.

Embora o fundo do mar seja considerado o sumidouro final dos microplásticos que flutuam na superfície do mar, a evolução histórica dessa fonte de poluição no compartimento de sedimentos, e particularmente a taxa de sequestro e soterramento de microplásticos menores no fundo do oceano, ainda é desconhecida.

Fonte: RP.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »