saneamento basico
logista-reversa-eletronicos

Montes Claros/MG fará logística reversa de eletrônicos

Imagem Ilustrativa

Depois de Belo Horizonte, na última semana, agora será a vez de Montes Claros, no Norte de Minas, receber uma Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos. Ambas unidades visam a coleta e destinação final de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo de uso doméstico no Estado.

Espaço irá viabilizar a destinação final ambientalmente correta de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos

No caso do Norte de Minas, a implementação está sendo possível graças à parceria entre o Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

A unidade vai abranger 62 municípios da região e visa a incentivar a população a realizar o descarte ambientalmente correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos para posterior aproveitamento por meio da logística reversa. A central do Norte de Minas vai ser implantada na sede da Lax Serviços Ambientais, empresa que já trabalha com resíduos eletroeletrônicos e fará o recebimento e armazenamento dos resíduos coletados nos municípios. Posteriormente, os itens serão retirados pela Abree, que fará a destinação final e ambientalmente correta.


LEIA TAMBÉM: Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia

O evento de inauguração, hoje, contará com a presença de autoridades como o subsecretário Estadual de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, o secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente, André França, e o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo Fonseca. Também estarão presentes o proprietário da Lax Serviços Ambientais, André Luiz Lopes Miranda, e a gerente de Relações Institucionais da Abree, Helen Brito.

De acordo com o secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco, a central está sendo instalada em um galpão de mais de 620 metros quadrados e vai permitir que pelo menos 30 toneladas de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos tenham, todos os meses, a destinação correta após a utilização.

“Trabalhamos na perspectiva de orientar e promover ações referentes à disposição adequada de resíduos sólidos. Esta é mais uma ação do consórcio em vistas de apresentar caminhos às questões ambientais. Iniciamos o trabalho com 10 municípios e agora, com a nova regulamentação e o termo de cooperação entre o Ministério do Meio Ambiente e a Abree, demos mais um passo nas resoluções, desta vez abrangendo todos os municípios”, explica.

Regulamentação de logística reversa

A regulamentação para reciclagem e logística reversa do setor foi publicada há dois anos. O Decreto Federal 10.240/2020 estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, com a obrigatoriedade determinada para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes.

O Brasil tem 3,4 mil pontos de recebimento de produtos eletrônicos para reciclagem. Esses pontos viabilizam a logística reversa e a destinação ambientalmente correta dos equipamentos já sem uso e estão presentes em todos os estados brasileiros. Também já há 21 centrais de logística reversa em capitais, com a cobertura para mais de 1,5 mil municípios.

Fonte: DC.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »