Paraguai Investimentos Lixo Urbano
O presidente da Associação Brasileira de Energia de Resíduos (ABREN), Yuri Schmitke, apresentou, na sexta-feira (22), o potencial do Paraguai para geração de energia a partir do lixo.
O especialista participou da Expo Resíduos 2025, em Assunção, capital do Paraguai, evento que teve como tema central os desafios para a gestão de resíduos e a promoção da economia circular.
De acordo com Schmitke, o país possui um grande potencial para gerar energia a partir dos resíduos não recicláveis. “Somente a região de Grande Assunção, por exemplo, teria a capacidade de receber uma usina de recuperação energética de resíduos (UREs), com capacidade para aproximadamente 66 MW de potência cada. Além disso, a região poderia atrair investimentos da ordem de 4,8 bilhões de guaranis, o equivalente a aproximadamente R$ 3,6 bilhões”.
Ainda segundo o presidente da ABREN, a instalação de UREs, além de ser uma alternativa ambientalmente mais adequada em comparação a lixões e aterros sanitários. Contribuiria para a geração de mais de 4 mil empregos em 40 anos, período que é a vida útil de uma usina dessa natureza. Além disso, reduziria em cerca de R$ 31 milhões os custos anuais com a saúde pública. Mitigando também mais de 1,5 milhão de toneladas de CO2eq por ano.
LEIA TAMBÉM: Nível da Billings cai a 33,9% e especialistas apontam risco de nova crise hídrica
“Essa é uma tecnologia utilizada há mais de 50 anos em diversos países do mundo. A cargo de exemplo, há mais de 3 mil UREs em todo o planeta, com usinas no Japão, China, Franca, e Dinamarca, por exemplo. Porém, a América do Sul está muito atrasada nesse sentido. O Brasil está construindo na cidade de Barueri, em São Paulo, a primeira URE da América do Sul. O Paraguai pode e deve seguir esse mesmo exemplo. O potencial do país é gigantesco”, destacou Schmitke.
Paraguai Investimentos Lixo Urbano
A Expo Resíduos é um dos principais eventos a nível mundial com foco na gestão de resíduos. O evento se firmou como um espaço de referência ambiental, dedicado à promoção de soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão de resíduos. Incentivando a economia circular e a conscientização cidadã sobre a importância da reciclagem e da separação correta dos resíduos.
Durante a exposição, foram apresentadas as mais recentes tecnologias, máquinas, produtos e serviços aplicados ao tratamento de resíduos perigosos, não perigosos, de manejo especial e sólidos urbanos. Participaram do encontro pesquisadores, especialistas, empresários, autoridades e organizações comprometidas com a gestão de resíduos, a reciclagem e a sustentabilidade.