saneamento basico

Planos de Resíduos Sólidos abrangerão onze regiões do Estado

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e o representante legal da empresa Gaia Engenharia, Marconi Aleixo, assinaram ordem de serviço para o início dos trabalhos de elaboração dos Planos Regionais de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PRGIRS) de onze regiões do Ceará. O objetivo é criar soluções integradas e consorciadas previamente definidas, com base na Lei Federal nº 12.305/2010 e seu decreto regulamentador 7.404/2010.

“O mais importante é ressaltar que o foco central do governo é erradicar os lixões e incentivar a criação de aterros sanitários e usinas de reciclagem, incentivando esse setor do mercado e, consequentemente, melhorando a saúde pública da população, que deve adquirir condições mais positivas no tocante ao saneamento básico”, explicou Bruno.

A ideia é elaborar e publicar onze planos regionais de gestão integrada de resíduos sólidos, bem como estimular a implantação da coleta seletiva nos municípios inseridos em cada uma das regiões do Estado e estruturar consórcios para implantação da Política Regionalizada de Resíduos Sólidos. As regiões atendidas serão: Metropolitana de Fortaleza – A e B; Litoral Oeste; Litoral Norte; Litoral Leste; Sertão Centro Sul; Sertão Central; Sertão Norte; Maciço de Baturité; Médio Jaguaribe e Cariri. O projeto conta com o investimento de R$ 1,1 milhão.

Fonte: Ceara.gov.br
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »