RJ: Inoperante há 16 anos, estação de São Gonçalo é símbolo de desperdício
Relatório do TCE mostra que estão sendo gastos mais de R$ 122 milhões do PAC para fazê-la operar
Relatório do TCE mostra que estão sendo gastos mais de R$ 122 milhões do PAC para fazê-la operar
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) assinou com a Prefeitura de Guarapari o convênio de cooperação técnica-financeira para operacionalizar 90% do sistema de esgotamento sanitário de parte dos bairros de Santa Mônica e Perocão, em Guarapari. A implantação do sistema de esgotamento sanitário na região foi iniciada pelo município com recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi denunciada pelo Ministério Público Estadual (MPE) por cometer crime ambiental em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, o órgão pediu, em Ação Civil Pública (MPE), que o município e a Copasa implantem, em no máximo dois anos, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade.
Auditoria operacional do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) considerou ineficiente o desempenho do sistema da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE) de Jarivatuba, em Joinville, no Nordeste do Estado.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) por lançamento de esgoto na nascente do córrego afluente do Ribeirão Oropó, no Parque Residencial Morumbi.
A conclusão da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alvorada, prevista para o mês passado, foi novamente adiada. É o terceiro prazo não cumprido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nos últimos 12 meses. Agora, os operários da obra trabalham com o mês de setembro como limite para a conclusão do projeto. A ETEcomeçou a ser construída em julho de 2009 e a então governadora Yeda Crusius havia prometido entregá-la no ano seguinte, em 2010, o que não ocorreu.
Algo não cheira bem na Zona Sul. Enquanto moradores relatam forte odor desde o início dos testes na operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) garante que o fedor não vem da estrutura responsável pela despoluição do Guaíba nas próximas décadas.
Na próxima sexta-feira a presidente Dilma Rousseff participa da inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Serraria, na Zona Sul de Porto Alegre. Está marcada para o turno da manhã, em horário a ser definido, a cerimônia que vai marcar o início da operação da estrutura, que compõe o Programa Integrado Socioambiental (PISA).
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realiza diversas obras do conjunto de ações planejadas para implantar a rede de coleta e de tratamento de esgoto na Grande Aracaju. São contemplados mais de 370 quilômetros de redes coletoras e interceptoras, que conduzem o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O índice de atendimento a população na região metropolitana passou de 29% em 2006, para 50%, em 2013, e existem recursos garantidos para uma cobertura próxima a 90% nos próximos anos.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) inaugurou no sábado, 22 de março, o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Campos do Jordão, uma das mais importantes estâncias climáticas do país.