saneamento basico

Cantareira é vista como insuficiente desde 2004

A necessidade de se encontrar novas fontes hídricas e o volume limitado de água produzido pelo Sistema Cantareira, que abastece 47% da Região Metropolitana, são problemas que os governos estadual e federal conheciam desde 2004 e que foram agravados pela seca fora de época deste verão. Mas as duas principais alternativas de captação de água a curto prazo sofreram atrasos para e só devem ser concluídas em 2018.

Continue lendoCantareira é vista como insuficiente desde 2004

Órfãos de Eike em São João da Barra tentam sobreviver

Rio - Eles não estão incluídos no processo de recuperação e não vão fazer parte de nenhum cronograma de pagamento de dívidas. São a ponta menos visível da crise do grupo X, do empresário Eike Batista: pequenos empreendedores que investiram para aproveitar oportunidades no Porto do Açu e agricultores desalojados para construção de um distrito industrial na Zona Rural de São João da Barra, Norte Fluminense, local do empreendimento.

Continue lendoÓrfãos de Eike em São João da Barra tentam sobreviver

‘É preciso ir além com o gasto social’, diz ex-secretário executivo da Fazenda

Desde que deixou a secretaria executiva do Ministério da Fazenda, em meados do ano passado, o economista Nelson Barbosa faz aparições públicas esporádicas, ora criticando, ora elogiando a gestão do governo com o qual ainda mantém laços no mínimo políticos. “Apoio o governo atual e a reeleição da presidente”, diz. Barbosa frequenta o Instituto Lula, organização liderada pelo ex-presidente, mas falou ao Estado como acadêmico interessado em contribuir para o debate econômico

Continue lendo‘É preciso ir além com o gasto social’, diz ex-secretário executivo da Fazenda

CASAN apresenta Plano de Investimentos em Congresso de Municípios

No painel Planejamento e Desenvolvimento Regional – Política de Investimentos das Autarquias Estaduais, apresentado na última quarta-feira (12) no XII Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis, o Diretor de Expansão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), Adelor Vieira, falou sobre os projetos, obras e investimentos para o período de 2014- 2017 da Empresa na sua área de atuação em 200 municípios do Estado.

Continue lendoCASAN apresenta Plano de Investimentos em Congresso de Municípios

Vice-governador autoriza o início das obras da Cosanpa em Santarém

A Ordem de Serviço para as obras de ampliação, recuperação e modernização do sistema de distribuição e abastecimento de água em Santarém, no oeste do Pará, foi assinada no final da tarde de quarta-feira (12), pelo vice-governador Helenilson Pontes, no plenário da Câmara Municipal. As obras, que representam um investimento de R$ 93.700.877,93 recursos do governo do Estado -, devem ser concluídas em 18 meses, ampliando de 57% para 95% a área de cobertura do município, e acabando com o problema de interrupção que acontece atualmente em alguns bairros.

Continue lendoVice-governador autoriza o início das obras da Cosanpa em Santarém

Apenas 6% de hospitais e clínicas tratam resíduos sólidos no Estado

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), obrigou hospitais e clínicas particulares da capital a realizarem coleta e oferecerem destino final apropriado ao lixo, em adequação à Lei Federal de Resíduos Nº 12.305/2010, que determina regularização do serviço até agosto de 2014.

Continue lendoApenas 6% de hospitais e clínicas tratam resíduos sólidos no Estado

Primeiro aterro sanitário do DF ficará pronto em maio

O lixão da Estrutural, que funciona de maneira improvisada, há mais de 50 anos, está com os dias contados para ser desativado. A previsão do governo é encerrar as atividades no local até maio e, no mesmo período, abrir as portas do primeiro aterro sanitário do DF. Em construção ao lado da estação de tratamento da Caesb, em Samambaia, o novo espaço terá aproximadamente 30 hectares de área.

Continue lendoPrimeiro aterro sanitário do DF ficará pronto em maio

Governo pede a criação de Autarquia da Região Metropolitana da Grande Florianópolis

Governo envia à Alesc projeto de lei que cria autarquia para gerenciar a Região Metropolitana da Grande Florianópolis. A RMF será constituída, em um primeiro momento, pelos municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara, que, juntos, agregam uma população de mais de 923 mil habitantes, conforme última estimativa do IBGE.

Continue lendoGoverno pede a criação de Autarquia da Região Metropolitana da Grande Florianópolis