Skip to content
domingo, junho 26, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Ultrafiltração Capítulo 4: Processo de limpeza e produtos químicos utilizados em sistemas de UF

  • Ultrafiltração
  • maio 28, 2021

A limpeza da membrana é extremamente importante para um sistema de ultrafiltração. Diferentes processos de limpeza são usados para manter a permeabilidade da membrana e aumentar sua vida útil.

É importante entender o tipo de membrana a ser usada, a qualidade da água e do efluente que serão tratados e os potenciais contaminantes de incrustação. Geralmente a água é uma matriz complexa de diferentes contaminantes e concentrações, por isso é importante usar várias técnicas de limpeza para lidar com as condições variáveis da água de alimentação.

Os principais processos de limpeza são:

  • Lavagem: usando água pré-filtrada para lavar as partículas da superfície da membrana. Também é importante remover os produtos químicos residuais das limpezas;
  • Limpeza por ar: alguns tipos de membranas usam o ar para melhorar a eficiência da limpeza e reduzir o consumo de água. O ar limpo (sem partículas, óleo ou graxa) é introduzido nos módulos com alto fluxo e baixa pressão, removendo mecanicamente as partículas da superfície da membrana;
  • Drenagem: normalmente realizada após lavagem com ar para remover partículas previamente removidas por bolhas. Não é necessária energia, apenas a gravidade;
  • Retrolavagem: uma parte da água produzida pela planta é usada para limpar a superfície da membrana. Em geral, esta etapa é realizada na direção oposta ao fluxo da filtração, removendo partículas com uma contrapressão fornecida pela bomba. Os fluxos de retrolavagem dependem do tipo de membrana e qualidade da água de alimentação.
  • Limpeza química:
    • Retrolavagem química avançado (CEB) ou Manutenção de fluxo aprimorada (EFM): limpezas frequentes automáticas (1-7 dias) usando diferentes produtos químicos e curtos períodos de imersão para remover orgânicos, inorgânicos e biofilmes;
    • Limpeza no local (CIP): limpeza para recuperar a permeabilidade da membrana (removendo toda a incrustação reversível) usando produtos químicos mais concentrados com tempos de imersão maiores. Menos frequente que limpezas de manutenção (1-12 meses)

A definição de produtos químicos usados na limpeza é muito importante para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a produtividade do sistema. A faixa de temperatura e o pH precisam ser confirmados com o fornecedor da membrana. Os três principais tipos de produtos químicos que são usados:

  • Ácidos: pH baixo para remover inorgânicos e coloides. Ácido clorídrico (HCl) e ácido sulfúrico (H2SO4), ácidos fortes, são amplamente utilizados na indústria em geral. Em alguns casos, devido as preocupações de segurança e saúde, ácidos fracos, como o ácido cítrico, podem ser uma opção, principalmente na presença de metais. A faixa de pH precisa ser confirmada com o fornecedor da membrana;
  • Base: pH alto para remover moléculas orgânicas e complexas. Geralmente hidróxido de sódio, o produto químico mais comum para esse fim. Pode ser usado emparelhado com oxidantes para melhorar a limpeza da membrana em pH alto;
  • Oxidantes ou biocidas: normalmente usados em pH alto para remover biofilmes e orgânicos. Oxidantes como cloro e hipoclorito de sódio são amplamente utilizados em todas as aplicações. Dependendo do material da membrana ou do tipo de oxidante, as concentrações devem ser controladas para evitar danos à membrana. Os biocidas formulados também podem ser utilizados, comumente em alta concentração em curto período de tempo (dosagem de choque).
AnteriorAnteriorGoverno do Estado do AM apresenta contribuições no saneamento básico na capital em audiência com o MPAM
PróximoSoluções de Osmose reversa para dessalinização de água do mar e de água salobra com tecnologia fotovoltaicaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
bf-dias
DENORA
suez
logo-bioproj
Conaut
Superbac
aquamec
Penetron
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.