saneamento basico

29 de janeiro de 2014

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Monte Carmelo, propôs três ações contra o município de Douradoquara, localizado no Alto Paranaíba, com o objetivo de obrigar o Poder Público a adotar medidas de saneamento básico e de tratamento de lixo na cidade.
Uma série de fatores climáticos fez com que o principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo registrasse o menor nível dos últimos dez anos. Nesta terça-feira, 28 de janeiro, o Sistema Cantareira está com 22,9% de sua capacidade. Na mesma data de 2011, o nível era de 94,3%; em 2012 era de 74,8% e em 2013, 52,3%. A falta de chuvas afeta principalmente o Cantareira, mas ocorre também nos outros sistemas que estocam água para a Grande São Paulo.
As obras para a conclusão do Conjunto Habitacional Menino Deus seguem a todo vapor. Há cerca de um mês, duas máquinas retroescavadeiras e oito funcionários do Setor Rodoviário trabalham no local para a realização da infraestrutura necessária para o serviço de esgotamento sanitário do conjunto habitacional. No total, cerca de 1800m de rede serão construídos.
O governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), concluiu a realização de audiências públicas, processo necessário para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. A maratona de audiências realizadas pela equipe do setor de Operações da ATS aconteceu no período de 18 de novembro de 2013 a 20 de janeiro de 2014 nos 78 municípios que estão sob a gestão da ATS.
Em função dos investimentos feitos nos últimos anos pela concessionária Águas do Paraíba, os residentes e veranistas na praia do Farol de São Thome – a principal do litoral de Campos dos Goytacazes, que chega a receber mais de 250 mil pessoas neste período – estão com o abastecimento de água normal, mesmo com o forte calor, sem a necessidade de suplementação com carros-pipa.
O laboratório de controle de qualidade de Águas do Imperador recebeu, neste mês de janeiro, o certificado pelos ótimos resultados obtidos na 65º rodada do Programa Interlaboratorial de Físico-Química, realizada em novembro de 2013, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Dos 100 laboratórios participantes, apenas 22, incluindo o da concessionária, conseguiram aprovação em todos os parâmetros disponibilizados para as análises de água.
A Nascentes do Xingu assina nesta quarta-feira (29.01), o contrato de concessão para assumir os serviços de água e esgotos de Confresa. O documento será assinado às 16h, no gabinete do prefeito municipal, Gaspar Lazari, e contará com a presença de autoridades municipais e de diretores da holding, que pertence a Aegea Saneamento, empresa detentora de 15% do mercado de saneamento do país.
Quando se fala em projeto para ampliação do saneamento básico, o Estado do Rio Grande do Norte está à frente no cenário brasileiro. A avaliação é do presidente Executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, que realizou nesta terça-feira (28) o Seminário “Saneamento Básico – Avanços e Desafios do RN e da Região Metropolitana de Natal”, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), em Natal.
O diretor-presidente da Saned (Companhia de Saneamento Básico de Diadema), Elbio Camillo Júnior, recebeu nesta terça-feira (28/01) um memorando de entendimento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para ajustar os detalhes finais da transição de aproximadamente 300 trabalhadores da empresa pública do município à companhia paulista. Esse é considerado um dos últimos passos para a concretização da concessão de 30 anos dos serviços de água e esgoto da cidade para a Sabesp.
Desde 2013, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) assumiu como prioridade a consolidação do programa de controle de perdas em Aracaju. Para alcançar resultados potenciais, na primeira fase dos trabalhos de combate ao desperdício, a empresa dividiu estrategicamente a capital sergipana em 47 Distritos de Medição Controlada (DMCs), onde é possível identificar com mais precisão o volume de água consumida pelos clientes. Mais de 23 bairros já integram a área que começou a receber a implantação de macromedidores.