saneamento basico

20 de agosto de 2014

Vivemos uma época de muitas crises, e um dos assuntos mais polêmicos discutidos na atualidade é a alta carga tributária imposta a todos os consumidores. Praticamente tudo que consumimos é tributado, pagamos altos impostos!
Desde junho, mais de 100 equipamentos já foram furtados em Niterói, deixando sem água moradores de vários bairros e ocasionando prejuízo de R$ 20 mil
Uma das maiores preocupações relacionadas ao meio ambiente e à sobrevivência humana é o acesso à água potável ao redor do mundo. Segundo dados recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), 748 milhões de pessoas em todo o planeta não têm acesso a fontes melhoradas do líquido, o que aumenta a chance de sofrer de doenças como a diarreia, que causa 842 mil mortes por ano. Pensando em uma forma de reduzir esse problema, cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça) desenvolveram um filtro portátil, leve e barato capaz de transformar água suja em potável rapidamente.
Quatro entidades atuantes no saneamento – representantes do segmento privado e público – assinaram uma carta que será endereçada aos presidenciáveis com propostas para o avanço do setor, durante a abertura oficial do 5º Encontro Nacional das Águas, em São Paulo.
O Grupo Águas do Brasil, holding que opera 13 concessões em 15 municípios (nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas), assumirá os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade de Itu.
Governo municipal deu prazo de 10 dias para que companhia resolva problema
Ante a proximidade do vencimento da outorga (5/8/2004) para a Sabesp transferir parte da capacidade da Bacia do Jaguari (região de Campinas) para o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, compondo o chamado Sistema Cantareira, a comissão de Serviços e Obras Públicas reuniu-se nesta quarta-feira, 14/4, para tratar do assunto. A reunião, presidida por Sebastião Arcanjo (PT), teve a participação do presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Dalmo Nogueira.
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) responsável por investigar os responsáveis pelas tragédias causadas pelas chuvas na Região Serrana, deputado Luiz Paulo (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (18) que fará uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual contra a Concessionária Águas de Nova Friburgo,
Engana-se quem acredita que São Paulo é uma região farta de água. A terra da garoa, há muito tempo, deixou de ter esse clima que lhe era tão peculiar. A maior região industrial do País e seu entorno vivem uma crise hídrica que ameaça não só a produção como o gigantesco mercado consumidor paulista.
A crise do abastecimento de água no país, sobretudo no Sudeste, expõe fragilidades na gestão de recursos hídricos e explicita uma grande desarticulação político-institucional entre as esferas de poder que atuam nesse tema: União e Estados, como detentores do domínio das águas e os municípios, responsáveis pelas políticas urbanas e titulares dos serviços públicos de saneamento básico