saneamento basico

22 de março de 2015

Objetivo é exigir de cada empresa um plano quinquenal de modernização para aumentar a eficiência energética das linhas de distribuição
A declaração, com dados como a situação patrimonial, participações societárias, atividades econômicas e indicação sobre atividades do cônjuge, companheiro ou parente visa à transparência de situações que podem suscitar conflitos de interesses e a forma como os conselheiros pretendem evitá-los.
“O objetivo é melhorar o serviço para o usuário. Dentro do setor de energia, o de distribuição é o que menos se modernizou. Avançamos bastante em geração, em termos tecnológicos e de equipamentos, por exemplo. Mas com relação às redes de baixa [tensão], principalmente as mais antigas, é preciso modernizar e avançar mais”, disse hoje (19), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga durante conversa com jornalistas.
“O que o ministro colocou para a gente foi que há espaço para grande melhoria na qualidade. Ao olharmos o desvio padrão de DEC e FEC – indicadores operacionais do setor de distribuição -, vemos que ele é muito alto”, afirmou Ferreira, relatando uma conversa com o ministro de Minas e Energia Eduardo Braga. O problema, segundo Ferreira, ocorre principalmente entre distribuidoras que atuam em regiões menos povoadas.
O presidente da Deso questionou os motivos pelos quais a prefeitura tomou esta decisão, pois segundo ele, a estatal irá investir aproximadamente R$ 100 milhões no município.
O sócio-proprietário da empresa Renato Salvatore contou que decidiu montar o sistema porque não aceitava o desperdício ao descartar a água da chuva coletada na calha direto para o esgoto. Em média, trabalham no local entre 30 e 50 pessoas, dependendo do período do ano, e a descarga representa 80% do consumo de água da empresa.
O “hidrômetro digital” é conectado pelo dispositivo móvel via bluetooth com os sensores na saída da caixa d’água. Eles calculam a quantidade de litros que circulam por uma pequena turbina e informam no display. Quem quiser também pode traçar metas de consumo para o mês, por exemplo.
Governo diz que mudou ponto de retirada por ser mais viável de tratamento. Alto Tietê receberá água da represa para atender população na Grande SP.
Acréscimo foi de 0,2 ponto percentual em relação aos 15,6% de quarta. Nível dos sistemas Guarapiranga, Alto Cotia e Rio Claro também subiu.
Fábio Xavier afirma que dará prioridade à retomada de obras e solução para problemática de resíduos sólidos