saneamento basico
Americana Abastecimento Água

Americana avalia concessão dos serviços de água, diz Chico

DAE Concessão Serviços Água

A prefeitura e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana avaliam a possibilidade de conceder os serviços de abastecimento e tratamento de água para um consórcio ou para a iniciativa privada.

A informação foi confirmada pelo prefeito Chico Sardelli (PL) em entrevista ao LIBERAL na quinta-feira (30), durante a cerimônia para abrir as comemorações de 150 anos do município.

Caso a administração entenda que o caminho é viável, a tendência é que essa concessão seja feita junto ao esgoto, ou seja, a vencedora do processo licitatório assumiria as duas obrigações em um só contrato.

“O que nós temos claro é a concessão do esgoto. Agora, penso que nesses tempos modernos, com a tecnologia, Americana não pode ficar para trás. E uma das possibilidades é a concessão da água também, mas nós estamos estudando, vendo as vantagens e as desvantagens”, disse Chico.

“Americana precisa de investimentos nos próximos anos e a cidade e o DAE não têm capacidade individual de poder investir naquilo que é necessário”, completou.

LEIA TAMBÉM: CONCÓRDIA SANEAMENTO ASSUME SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO NO MUNICÍPIO

De acordo com apuração da reportagem, a concessão da água permitiria incluir mais obrigações de obras para a vencedora da licitação. Além disso, os dois serviços em um só pacote compensariam mais para a concessionária.

Contratada pela prefeitura, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) tem estudado há anos a concessão do tratamento de esgoto.

Assim sendo, em outubro de 2024, o LIBERAL noticiou que já existe um esboço do edital de licitação. Cuja vencedora deverá ser definida pelo critério de menores tarifas para realização do serviço, e uma minuta do contrato, com vínculo previsto de 30 anos.

LEIA TAMBÉM: MS TEM 1ª INDÚSTRIA ESG QUE FAZ AREIA DE VIDRO E PAGA COLABORADOR POR RECICLAGEM

Em suma, a concessionária terá de pagar à administração ao menos R$ 150 milhões pelo direito de exploração, a título de outorga. Durante o período de vigência do contrato, a receita projetada para a entidade ou consórcio é de R$ 5,49 bilhões.

A permissão para concessão do esgoto já foi dada pela Câmara de Americana. Para incluir a água, uma nova aprovação do Legislativo teria de acontecer.

Fonte: Liberal

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »