Americana Abastecimento Água
Americana (SP) anunciou, na segunda-feira (29), o decreto de situação de emergência hídrica no município devido à crise no abastecimento de água.
A medida será publicada oficialmente na terça-feira (30).
Segundo a prefeitura, o decreto vai viabilizar a ampliação do número de equipes de reparo de vazamentos e reforçar o atendimento com caminhões-pipa, que já estão sendo usados em unidades de saúde, hospitais e escolas.
De acordo com o Departamento de Água e Esgoto (DAE), o problema ocorre por causa da baixa qualidade da água do Rio Piracicaba, principal fonte de captação da cidade – entenda abaixo.
Americana Abastecimento Água
De acordo com a Prefeitura de Americana, o problema no abastecimento de água é provocado pela baixa qualidade da água do Rio Piracicaba, principal manancial do município, que se agravou com a longa estiagem.
LEIA TAMBÉM: Com foco em exportação, Grupo Alyne anuncia fábrica em Maranguape
Segundo o superintendente do DAE, Marcos Morelli, a captação de água no rio continua normal, mas o processo de tratamento está mais lento devido ao excesso de impurezas.
“Estamos usando muito produto químico para decantação. Isso gera uma demora maior. Temos que lavar mais vezes decantadores, lavar mais vezes filtros. Isso compromete a oferta final de água”, afirmou.
Locais
Os bairros mais distantes da Estação de Tratamento de Água são os que mais sofrem com a intermitência no abastecimento. Entre eles estão:
- Praia Azul
- Jardim da Paz
- Parque Gramado
- Jardim Novo Mundo
- Jardim Zanaga
A normalização do serviço depende da retomada das chuvas, segundo o DAE.
Fonte: G1.