saneamento basico
Câmara Projeto Fontes Água

Câmara aprova projeto que altera lei do saneamento básico e permite uso de fontes alternativas de água

Câmara Projeto Fontes Água

A Câmara dos Deputados aprovou na segunda-feira (2.jun.2025) o Projeto de Lei 7.108 de 2017, que modifica as diretrizes da Lei do Saneamento Básico (11.445/2007).

A proposta autoriza o uso de fontes alternativas de água, como água do mar ou da chuva, desde que haja legislação estadual ou municipal que regulamente a prática.

O texto também obriga o uso de água do mar em vasos sanitários em cidades litorâneas.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP amplia oferta de água e inicia obras de tratamento de esgoto em São Bernardo

De autoria do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), o projeto será enviado ao Senado na forma aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), com relatoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

Câmara Projeto Fontes Água

A legislação atual proíbe o uso de outras fontes que não a rede pública de abastecimento em instalações prediais.

A proposta ainda estabelece que a política nacional de saneamento básico deverá incentivar projetos de reúso de água, dessalinização de água do mar e de água salobra. A medida busca ampliar as opções de abastecimento e reduzir a pressão sobre os recursos hídricos tradicionais.

Fonte: BF.

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »