Chamada Pública Tratamento Água Ceará
Está aberta, desde a última sexta-feira (22), a chamada pública de R$ 1 milhão, entre contrapartida financeira e econômica, em recursos para fomentar projetos inovadores voltados ao setor de tratamento de água no Ceará.
O objetivo é atrair empresas e startups de base tecnológica de todo o Brasil para desenvolver soluções aplicáveis a alguns dos principais desafios da Cagece.
O edital está disponível na Plataforma de Inovação para a Indústria.
O lançamento foi feito por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, em solenidade na Casa da Indústria.
LEIA TAMBÉM: Opinião: Peças usadas, um futuro verde aqui tão perto
Poderão ser selecionados até quatro projetos. As propostas vencedoras terão acesso, além dos recursos financeiros, ao suporte especializado da rede de Institutos Senai de Inovação e Tecnologia e dos Habitats de Inovação, que oferecem infraestrutura e conhecimento de ponta para o desenvolvimento das soluções.
Chamada Pública Tratamento Água Ceará
A chamada contempla quatro grandes desafios:
- otimização preditiva e automação de Estações de Tratamento de Água (ETAs) com Inteligência Artificial;
- sistema de pré ou pós-tratamento compacto para ETAs de filtração direta em águas eutrofizadas;
- sistema de tratamento de rejeito compacto de ETAs de filtração direta; e
- distritos de medição virtuais para gestão inteligente e redução de perdas de água.
“Estamos trabalhando juntos em um processo no qual a inteligência das pessoas, representada pelas startups, será o principal diferencial. Mesmo sem contar sempre com a melhor infraestrutura, é a criatividade e a capacidade intelectual que nos permitem transformar desafios em soluções concretas”, destacou o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos.
O diretor de Gestão Corporativa da Cagece, José Leite Gonçalves Cruz, ressaltou a relevância do edital frente ao desafio da universalização do abastecimento. Isso está previsto no novo marco regulatório até 2033. “Isso exige soluções inovadoras e startups capazes de contribuir nesse caminho. Por isso, este aporte inicial de R$ 1 milhão, dividido entre a Cagece e o SENAI, representa um passo importante para garantir água tratada e de qualidade em todas as residências do Brasil.”
Sustentabilidade
Ronner Gondim, superintendente de Sustentabilidade da Cagece, destacou que a chamada representa um marco para o avanço em eficiência e sustentabilidade.
“Hoje trabalhamos com conceitos como economia circular, reaproveitamento de resíduos e redução das perdas de água, que são fundamentais em um estado como o Ceará, marcado pela seca. O formato desta chamada, envolvendo startups e empresas de base tecnológica, é essencial para enfrentar esses desafios e acelerar a transformação do saneamento no nosso Estado.”
A consultora da Unitec/Senai Ceará, Ronara Marques, destacou que o modelo “permite que empresas e instituições públicas se unam para desenvolver, testar e validar soluções tecnológicas voltadas a desafios reais, ampliando a eficiência, a sustentabilidade e a competitividade do setor”.
Fonte: Opinião CE.