Skip to content
quarta-feira, junho 29, 2022
Últimas Notícias:
  • STF nega andamento de recurso da Cagepa contra concessão de água em Santa Rita
  • Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância
  • Resíduos sólidos avançam pouco em 2 anos de lei
  • Penetron Brasil lança webinars gratuitos sobre redução da pegada de carbono por meio da impermeabilização e proteção do concreto
  • Sanepar apresenta obras e inovações ao Ministério do Desenvolvimento Regional
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
perdas-agua

Redução de perdas de água tratada supera meta contratual em Cuiabá/MT

  • Abastecimento de Água
  • abril 20, 2021

Da troca de redes antigas ao combate de “gatos”, programa da Águas Cuiabá começa a gerar resultados positivos.

Ponto desafiador do saneamento cuiabano, a redução no índice de perdas de água tratada deixa de ser anseio e se torna fato. Conforme estabelece o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, a capital mato-grossense deveria chegar, em abril de 2021, a 64% de perdas – mas o índice alcançado é de 57,81%. Além de superar a meta fixada, o resultado representa uma importante conquista para o município e é fruto das ações do Programa de Combate a Perdas, desenvolvido pela Águas Cuiabá. A meta da concessionária é ficar abaixo da média nacional – fixada em 38%.

A concessionária, que faz parte do Grupo Iguá, assumiu os serviços de saneamento básico da capital mato-grossense no primeiro semestre de 2017. Desde então, focada em entregar qualidade e cumprir as determinações contratuais, a empresa vem trabalhando na constante expansão e melhoria dos sistemas de água e esgoto. No que se refere à água tratada, a primeira etapa das ações consistiu em garantir a continuidade no abastecimento, razão pela qual a duplicação da Estação de Tratamento de Água Lipa e a construção da ETA Sul entraram no rol de investimentos prioritários. Paralelamente, a concessionária implantou o Programa de Combate a Perdas, tendo percorrido toda a cidade para diagnosticar demandas e providenciar soluções. Em 2020, algumas localidades chegaram a ser vistoriadas duas vezes, tendo sido pesquisados 3,9 mil km de redes.

Levantamento feito pelo programa apontou a necessidade de substituir 3,7 mil metros de tubulações antigas, 100% delas localizadas na região central. “Estruturas desgastadas pelo tempo costumam apresentar quebras com frequência, gerando vazamentos, que são classificados como ‘perdas reais’ de água tratada”, explica o coordenador de distribuição, Heron Lima. Além de instalar novas redes, a concessionária também reduziu para oito horas o tempo médio de reparo de vazamentos.

Outra importante medida operacional foi a implantação de 36 Distritos de Medição e Controle nos sistemas de abastecimento Lipa e Sul. Metodologia de eficiência operacional, os DMCs permitem o monitoramento de microrregiões de abastecimento, sendo aparelhados para transmitir ao Centro de Controle Operacional (CCO) informações precisas sobre o volume e a pressão da água que está sendo transportada. Entre as próximas ações, estão previstos novos 83 DMCs para os Sistemas de Abastecimento Central e Tijucal, totalizando cerca de 120 pontos de controle na capital.


LEIA TAMBÉM: Ações de Saneamento no Estado da Bahia são destacadas no Relatório SIHS 2020


Fraudes

O combate ao crime de furto de água tratada tem avançado graças à parceria entre concessionária e forças de Segurança Pública. De 2017 até agora, as ações conjuntas de “caça-gatos” já finalizaram 17.656 ligações clandestinas, contribuindo com a diminuição das chamadas “perdas aparentes”. Neste período, o furto de água gerou a abertura de Boletins de Ocorrência junto à Polícia Judiciária Civil.

“O sucesso na redução de perdas de água é um desafio brasileiro e está diretamente ligado a um conjunto de ações que requerem investimentos robustos e excelência em gestão de saneamento. Nossa meta é avançar ainda mais e transformar Cuiabá na grande referência nacional em soluções para o saneamento básico”, pontua o diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo, enfatizando que a redução de perdas é um importante vetor de sustentabilidade socioambiental. “A água tratada tem que sair da ETA e chegar à torneira – não pode ficar pelo caminho. É para isso que trabalhamos. Cada litro importa.”

Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital matogrossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.

Fonte: O Livre.

AnteriorAnteriorEstudo de caso de aterro de resíduos industriais – normas construtivas em segurança de barragens: projeto, implantação, operação e fechamento
PróximoWebinar apresenta o monitoramento do esgoto como uma ferramenta de vigilância epidemiológica no BrasilPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância

12 min de leitura

Como a água consumida e o esgoto não tratado comprometem a cidadania de crianças brasileiras e trazem prejuízos à sua saúde.

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

suez
Superbac
Conaut
bf-dias
clean environment brasil
logo-bioproj
DENORA
Penetron
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.