saneamento basico
SAAE Perdas de Água

SAAE investe em tecnologia para maior controle da distribuição de água e redução de perdas em Itapira/SP

SAAE Perdas de Água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itapira está dando mais um passo rumo à eficiência operacional e sustentabilidade com investimentos em tecnologia de ponta que garantam um abastecimento de água tratada mais confiável e com redução de perdas em seus reservatórios.

Através do uso de telemetria, os reservatórios em locais estratégicos como Vila Ilze, Santa Bárbara, Prados, Braz Cavenaghi, Parque Juca Mulato e Casimiro já são monitorados em tempo real.

Em suma isso permite que o SAAE detecte qualquer irregularidade rapidamente e tome medidas corretivas de forma ágil. Tudo diretamente da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Para ampliar esse monitoramento, nesse mês de março a autarquia contratou uma empresa, para expandir ainda mais seu sistema. Mas agora, os reservatórios dos Loteamentos Jardim dos Lagos, Recanto da Mata, Villagio di Verona, Distrito de Eleutério, Distrito de Barão Ataliba Nogueira e bairro Ponte Nova também serão equipados com a tecnologia de automação.

LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Confins aumenta em 550% a captação e reaproveitamento de ‘água cinza’

SAAE Perdas de Água

Portanto com essa nova contratação, o SAAE poderá monitorar não apenas os níveis de água. Mas também o funcionamento e acionamento automático e remoto das bombas. Tudo isso será acessível em tempo real através de um aplicativo web e um banco de dados em nuvem. Essa infraestrutura não apenas otimizará o uso dos recursos hídricos, mas também ajudará a evitar interrupções no abastecimento.

“O monitoramento dos reservatórios é essencial para que o SAAE tenha conhecimento prévio de anormalidades que possam ocorrer e, desta forma, efetuar as medidas corretivas com agilidade”, pontuou o presidente da autarquia, Carlos Vitório Boretti de Ornellas.

Segundo a contratação da empresa para fornecimento de equipamentos de automação foi feito em regime de locação. O investimento é de R$ 33 mil de recursos próprios do SAAE.

Fonte: Itapira.

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »