saneamento basico
Popularização de Painéis Solares

Sabesp investe em projeto de usinas solares no interior de São Paulo

Companhia dá andamento ao programa de geração de energia e vai inaugurar usinas em mais quatro cidades do Estado.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) segue investindo pesado na instalação de usinas solares em cidades do interior paulista, com o objetivo de seguir investindo em ações voltadas à inovação, eficiência e sustentabilidade energética.

Após inaugurar, em fevereiro deste ano, a primeira usina solar do “Programa de Geração de Energia Fotovoltaica por Geração Distribuída”, no município de Orindiúva, a companhia realizará agora a implantação de mais quatro unidades solares nas cidades de Conchas, Pederneiras, Salto de Pirapora e São Manuel.

De acordo com a Sabesp, cada usina será instalada no entorno das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) da companhia, totalizando uma potência instalada de 8 MW. As unidades já foram licitadas e aguardam apenas a finalização dos serviços de instalação de canteiro, manutenção e conservação da área.

Nestas localidades, a energia produzida vai gerar compensação de créditos no total de consumo de energia elétrica que a companhia utiliza em suas instalações operacionais de água e de esgoto.

Ao todo, o investimento nas quatro usinas fotovoltaicas será de R$ 30 milhões e a expectativa é iniciar a produção de energia em 2022, com a entrada em operação das unidades em Pederneiras e Conchas, seguida pelas usinas fotovoltaicas em São Manuel e Salto de Pirapora.


LEIA TAMBÉM: SP poderá destinar parte da tarifa de água para proteção de mananciais


Detalhes do projeto

O “Programa de Geração de Energia Fotovoltaica por Geração Distribuída” conta com investimentos da ordem de R$ 245 milhões. O montante é financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e será usado na implantação de 33 usinas fotovoltaicas em áreas geridas pela Sabesp, em cidades do interior de São Paulo.

De acordo com a Sabesp, as usinas fotovoltaicas que forem instaladas produzirão energia elétrica de fonte limpa e sustentável, sem emissão de gases de efeito estufa e com baixo impacto ambiental, contribuindo para ampliar a produção de energia renovável e diversificar a matriz energética da Sabesp. A estimativa de energia gerada corresponde a 4,5% de toda a eletricidade consumida atualmente na companhia.

Fonte: Canal Solar.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »