saneamento basico
Adequação da água consumo humano

A última gota

A última gota

Por: Rodrigo Santos Hosken

Então quando estamos atravessando pelos momentos mais difíceis de nossa vida, muitas vezes enfrentamos situações ou sentimentos que nos impulsionam para o limiar de nossas forças ou até de nossa existência, de modo que ficamos muitas vezes perambulando como mortos-vivos ou coisa que o valha.

Esse estado de existência humana é o derradeiro momento, onde só com muita ajuda podemos sair de nossa letargia e voltarmos a agir.

Nesse contexto, o ser humano é muito parecido com um rio que está prestes a secar, você vai percebendo que vai definhando com o tempo à medida que sujeira e devastação o vão atacando, de maneira que sua existência começa a diminuir e minguar-se até a última gota.

Em suma no atual estágio da arte de segurança hídrica a última gota é algo que se aproxima se nada for feito pela sociedade e o Poder Público, a seca nos rios da Amazônia, além das chuvas no sul, são presságios terríveis da situação que, em breve, todos podemos enfrentar, de modo que não há escapatória ou caminho fácil, devendo a dura verdade ser enfrentada.

LEIA TAMBÉM: O Saneamento no Estado de São Paulo

A última gota

Contudo todos os especialistas sabem quais são os caminhos para preservação hídrica, do meio ambiente e da natureza, contudo persistimos em caminhar pelos passos da destruição, esperando que o pior nunca aconteça. Essa estratégia coletiva, infelizmente, irá resultar em choro e ranger de dentes.

Então devemos logo, tomarmos as medidas necessárias para preservação hídrica, não podendo mais aguardar um só momento.

Mas chegamos a última virada, antes do caminho do inimaginável, que é a total seca e completa insegura hídrica.

Portanto devemos reagir e atuar o mais breve possível para que todas as mudanças climáticas sejam minimizadas, enquanto ainda é tempo.

Sobre o Colunista

Rodrigo Santos Hosken

  • – Sócio Fundador do Hosken Geraldino Advogados;
  • – Diretor da ABES-Rio;
  • – Coordenador Jurídico da Câmara Temática de Governança Corporativa e Jurídica da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES);
  • – Vice-Presidente da Comissão Especial de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Gás Encanado da OAB/RJ;
  • – Vice-Presidente da Comissão de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Gás Encanado da Subseção de Nova Iguaçu/RJ.
Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »