saneamento basico

Percepção e conhecimento de alunos de graduação e funcionários de uma IES em relação às espécies vegetais e áreas naturais do campus

Resumo

As áreas verdes urbanas são percebidas de diferentes formas pelas pessoas, a depender de fatores culturais, sociais e sensoriais. Uma Instituição de Ensino Superior (IES) reunindo uma heterogeneidade de classes sociais e descendências étnicas torna-se um local de pesquisa que pode refletir diferentes percepções ambientais. O conhecimento de tal heterogeneidade serve de base para a construção de programas específicos de educação ambiental. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção e conhecimento de alunos de graduação presencial e funcionários da IES em relação às espécies de flora e áreas naturais do campus universitário. O método adotado foi a aplicação de entrevistas estruturadas contando questões abertas e fechadas. Os dados foram analisados quali e quantitativas. Foram 40 participantes, sendo 55% alunos e 45% funcionários. O número de espécies citadas pelos participantes variou entre 1 e 11 (± 2.93). Sobre as áreas naturais do campus a maioria dos entrevistados (73%) a declarou como “regular” segundo sua percepção, sendo alguma forma de utilidade ao homem as mais citadas, ficando as funções ecológicas com menor importância. Baseando-se no conceito da “cegueira botânica” os resultados mostram que os entrevistados apresentam dificuldade em perceber as plantas em seu cotidiano. Tendo a referida IES a divulgação de uma postura sustentável, esperamos que os resultados possam servir de base para o planejamento de projetos de Educação Ambiental envolvendo alunos e funcionários da instituição e comunidade externa em projetos de extensão universitária que contribuam para o alcance de uma comunidade acadêmica que contribua com seu pilar ambiental.

Introdução

Áreas verdes urbanas tendem a ser valorizadas pela população por seus benefícios ao bem-estar diário das pessoas (LOBODA e ANGELIS 2005), no entanto, nem sempre são verdadeiramente reconhecidas e exploradas. Compreender tais relações de pessoas com recursos e elementos vegetais é campo de pesquisa das ciências da Etnobiologia e Etnobotânica (ALBUQUERQUE et al., 2009) e envolve dois conceitos-chave: a percepção ambiental e a “cegueira botânica” (TUAN, 2012; KUHNEN e HIGUCHI, 2011; WANDERSEE e SCHUSSLER, 2001).

A percepção ambiental envolve diversos fatores, entre eles, valores culturais e sociais, percepção sensorial e conhecimento sobre o mundo natural a nossa volta (SILVA e ALBUQUERQUE, 2014). Tais fatores estão inseridos no fenômeno introduzido por Wandersee e Schussler (2001) chamado por “cegueira botânica” (“plant blindness”). O termo foi criado com o intuito de conceituar à falta de habilidade das pessoas em perceber o “verde” ou espécies vegetais à sua volta. Uma pluralidade de causas é discutida e a falha na capacidade de perceber a importância e trabalhar a favor da conservação é citada como uma das consequências mais preocupantes.

Os espaços urbanos são um conjunto de elementos antrópicos e ambientais moldados e combinados pelas mãos do homem (LOBODA e ANGELIS 2005). Assim, as espécies vegetais presentes em uma área refletem, entre outras coisas, a visão utilitarista que podemos ter do meio ambiente (ALBUQUERQUE et al., 2019). Todavia, morar em uma área urbana ou em uma área rural traz percepções e vivências diferentes em relação ao meio natural a sua volta.

Autoras: Marina Consuli Tischer; Alex Fernando Carciragui; Andressa Cristina Ricardo Camargo; Lorena Laís Sala; Natália de Souza Penteado; Tatiane Aparecida Domingues da Silva; ;Giovana de Oliveira Pereira; Jéssica Fernanda Pupi; Maiara Fernanda Cardoso; Sheron G. Dias D’Ávilla; Gabriele Marcon Oliveira; Maria Júlia N. Fernandes e Angel Domiciano Santanna Santos.

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