saneamento basico

A aplicabilidade do chorume oriundo do processo de compostagem biofertlizante orgânico para agricultura sustentável

RESUMO 

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do chorume, oriundo do processo de compostagem de resíduos orgânicos, em diversas porcentagens, na rega de três culturas distintas: Couve Manteiga da Geórgia (Brassica oleracea var. acephala), Pimenta Malagueta (Capsicum frutescens ‘Malagueta’) e grãos de Feijão (Phaseolus vulgaris). A montagem da leira ocorreu no Laboratório de Práticas Ambientais da Universidade CEUMA, sendo o período experimental de 16 de março até o dia 16 de maio de 2018, durando 60 dias, baseado em Góes et al. (2011) adaptado. Ao todo foram realizados 33 tratamentos sendo organizado da seguinte forma para cada cultura: T1 – 100% H2O; T2 – 10% chorume; T3 – 20% de chorume; T4 – 30% de chorume; T5 – 40% de chorume; T5 – 50% de chorume; T6 – 60% de Chorume; T7 – 70% de Chorume; T8 – 80% de chorume; T9 – 90% de chorume; T10 – 100% de chorume. O solo utilizado para o plantio das culturas teve os parâmetros físico-químicos analisadas no Laboratório de Física da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, seguindo a metodologia da EMBRAPA, 2017. As análises físico-químicas e microbiológicas do chorume seguiram o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater 22a edição, 5210 B. Os maiores índices de crescimento e de germinação foram obtidos nos substratos: T1; T2; T3; T4 e T5(40%) nas sementes de feijão, couve e pimenta. Sendo assim, o chorume pode ser utilizado como biofertilizante nas diferentes culturas testadas, pois o mesmo com até 40% de concentração, ocasionou um crescimento significativo das estruturas vegetativas das variedades experimentadas. Isso é corroborado com relação as altas concentrações de DBO e DQO, pois o solo pulverizado com o chorume, reteve a matéria orgânica presente no composto, assim transmitindo estes nutrientes para as plantas, o que ocasionou sua maturação biológica.

 

Autores: Rafaelle Fonseca Cruz, Osman José de Aguiar Gerude Neto, Stephanie Jael Negrão de Freitas, Jeferson Botelho Rodrigues e Déborah Luisa Lucas da Silva.

Artigo Completo

 

LEIA TAMBÉM: Avaliação do tratamento de chorume do aterro sanitário de lajeado, utilizando sistema físico-químico e osmose reversa

 

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »