saneamento basico

Avaliação das ações adotadas por tangará da serra – MT após estiagem de 2016

Resumo

Em outubro 2016, o Prefeito Municipal de Tangará da Serra – MT decretou situação de emergência por conta da falta de disponibilidade hídrica para abastecimento público em decorrência da maior seca de sua história. Com o abastecimento de água comprometido alternativas foram levantadas para evitar que a população seja prejudicada em outro caso semelhante. As alternativas adotadas foram: o aumento na capacidade de reservação de água bruta, com a construção de dois novos reservatórios que aumentaram em seis vezes a área de armazenamento; perfuração de novos poços que servem como alternativa para captação de água; construção de um reservatório com capacidade para três milhões de litros de água tratada, atendendo de imediato 18% das unidades consumidoras da cidade. Tendo como objetivo apresentar as ações escolhidas pelo município e verificar sua efetividade, este trabalho concluiu que até o momento as ações se mostraram efetivas, uma vez que a população não passou novamente por situação similar.

Introdução

Para que as formas de vida, como conhecemos hoje, se desenvolvam é essencial que haja a disponibilidade de água (Rebouças, 2015). As primeiras aldeias surgiram quando a espécie humana deixou de ser nômade e passou a cultivar para produzir alimento a seus pares. Os locais escolhidos foram nas proximidades de cursos d’água, onde as terras eram férteis (Faber, 2011). Neste contexto, nossa civilização e estilo de vida demandam que água de qualidade seja entregue em nossas residências. Em 2016, Tangará da Serra, município localizado no interior do Estado de Mato Grosso, passou pela maior seca de sua história. Como consequência o abastecimento de água foi comprometido, exigindo que alternativas fossem tomadas para evitar que a população seja prejudicada em outro caso semelhante (Grigulo, 2017).

Dentre as opções disponíveis, Tangará da Serra elevou a capacidade de reservação tanto de água bruta quanto de água tratada, buscou alternativas para captação e solicitou compreensão da população para atravessar aquele período de dificuldades.

Com base no exposto, este trabalho tem por objetivo apresentar as ações escolhidas pelo Município de Tangará da Serra após a crise hídrica de 2016 e sua posterior efetividade.

Autor: João Manoel Mundel de Souza.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »