saneamento basico
São Borja Aterro Sanitário

Avaliação da atual situação do aterro controlado de Teresina, Piauí – Brasil

Resumo

Através deste artigo buscou-se analisar como ocorre a disposição final dos resíduos sólidos urbanos produzidos em Teresina em seu aterro controlado.

Métodos: Foi examinado se esse tipo de aterro é viável e adequado para que o município possa dar uma destinação final aos seus resíduos. De modo que os impactos negativos causados à população e ao meio ambiente sejam mínimos. Analisando, também, como se deu a sua operação até os dias atuais e quando tal aterro atingirá a sua vida útil de operação.

Resultados: As informações apresentadas mostraram que o aterro controlado resolveu parcialmente a problemática da deposição de resíduos sólidos na cidade. Possibilitando que o lixo seja depositado em uma região própria, pois oferece menos riscos ao meio ambiente que os lixões.

Conclusão: O aterro controlado de Teresina corresponde com a sua função no recebimento dos resíduos sólidos do município, porém necessita de alterações específicas para tornar-se mais apto a oferecer riscos considerados mínimos à população do meio ambiente e da cidade.

Introdução

Entre os vários serviços necessários para a condução de uma cidade de maneira adequada, está sem sombra de dúvidas incluído o serviço de coleta dos resíduos sólidos urbanos (RSU), ou seja, a chamada coleta de lixo (CARDOSO, 2004).

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), segundo a NBR 15849 (2010) define os resíduos sólidos urbanos como sendo todos os resíduos que resultam das atividades provenientes de domicílios, serviços de limpeza urbana, pequenos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, incluídos no serviço de coleta regular de resíduos e, que estão no estado semi-sólido e sólido.

Uma problemática que assola grande parte dos municípios brasileiros é a destinação final apropriada para tais resíduos sem que esses prejudiquem o meio ambiente.

Autoras: Mariana Fontenele Ramos; Marina Luz da Silva e Cristiane Barbosa Monteiro.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »