saneamento basico

Avaliação do potencial energético do biogás gerado na ETE Piçarrão: análise quantitativa e qualitativa do biogás

Resumo

Dentre as fontes de energia renovável, o biogás, gerado a partir da digestão anaeróbia em estações de tratamento de esgotos domésticos, desponta-se no Brasil como um imenso potencial energético, o que poderá trazer, sem sombra de dúvidas, enormes benefícios ambientais, econômicos, energéticos e sociais. Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo, realizar uma análise quantitativa e qualitativa do biogás gerado na ETE Piçarrão, unidade que atualmente compõe o sistema de tratamento de esgotos da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A – SANASA, bem como efetuar uma avaliação preliminar do seu potencial energético. Verificou-se a partir da realização deste trabalho que, a ETE Piçarrão é responsável pela geração de um volume significativo de biogás, apresentando o último, elevadas concentrações de metano em sua composição, tendo, porém, a necessidade de promover um tratamento adequado no que tange a remoção de H2S, caso se deseje promover o seu aproveitamento energético. Os arranjos propostos para o aproveitamento energético do biogás gerado (geração de energia elétrica, secagem térmica do lodo e cogeração de energia) indicaram uma economia significativa dos custos operacionais da estação com energia elétrica e destinação final do lodo desaguado. Tais resultados sugerem a necessidade de estudos mais detalhados que envolvem CAPEX e OPEX, o que dará maiores subsídios para uma análise de viabilidade econômica e ambiental acerca da implantação das tecnologias disponíveis no mercado para o aproveitamento energético, permitindo assim definir a melhor alternativa dentre os arranjos inicialmente propostos.

Introdução

Ainda que grande parte da demanda energética mundial seja atendida por combustíveis fósseis, é consenso geral entre os estudiosos que as reservas desses combustíveis se encontram em processo de declínio. Esta realidade, aliada a fatores como a preocupação com as questões ambientais, assinaturas de tratados ambientais entre países e os custos com energia elétrica, tem contribuído significativamente para o aumento de pesquisas e investimentos voltados à produção de novas fontes de energia, com especial atenção para as fontes de energia renovável.

Dentre as fontes de energia renovável, o biogás, gerado a partir da digestão anaeróbia em estações de tratamento de esgotos domésticos, desponta-se no Brasil como um imenso potencial energético, o que poderá trazer, sem sombra de dúvidas, enormes benefícios ambientais, econômicos, energéticos e sociais. (Lobato, 2011, p.52 e 54).

A ETE Piçarrão, unidade que atualmente compõe o sistema de tratamento de esgotos da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A – SANASA, também desponta como uma unidade potencial para a geração de energia a partir do biogás. Tendo como concepção de projeto, reatores anaeróbios seguidos de lodos ativados, tal estação responde atualmente pelo tratamento médio de 457 L/s de esgotos domésticos do município de Campinas/SP. Com uma demanda mensal de 442 MWh e uma geração diária de pouco mais de 20 toneladas de lodo desidratado, tal estação é responsável por uma geração média diária de 3293 Nm3 de biogás. No entanto, tal volume de biogás é atualmente destinado unicamente à combustão direta, sem que ocorra o seu aproveitamento energético.

Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise qualitativa e quantitativa do biogás gerado na estação, bem como efetuar uma avaliação preliminar do potencial energético do biogás gerado nos reatores UASB instalados na ETE Piçarrão.

Com o intuito de se estimar o potencial energético do biogás, foram propostos e comparados 3 (três) possíveis arranjos que visassem promover o aproveitamento energético do biogás gerado na estação: 1) geração de energia elétrica; 2) secagem térmica do lodo a partir da queima do biogás e 3) cogeração de energia.

Autor: Bruno Marcos Silveira.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »