saneamento basico
Reúso Efluentes Abastecimento Industrial

Para brasileiros, tratamento de água e esgoto deve ser prioridade na agenda ambiental

Agenda Ambiental

Nesse momento em que o país passa por registros de secas extremas e recordes de calor, o investimento em saneamento básico entrou para o topo das preocupações do brasileiro.

Essa é uma das conclusões da pesquisa Sustentabilidade e Opinião Pública, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo a qual a população brasileira coloca o tratamento de água e esgoto como prioridade para a conservação do meio ambiente no país. Na sequência, estão o combate ao aquecimento global e ao desmatamento.

A despoluição das águas aparece em quarto lugar.

A sondagem também mostra um aumento expressivo na preocupação com o aquecimento global. Em 2022, o combate às mudanças climáticas aparecia em sexto lugar no ranking de prioridades, mencionado por 16% dos entrevistados. No ano passado, saltou para o segundo lugar, sendo citado por 27% dos entrevistados.

Saneamento básico

Ademais em 2022, quando o país registrou alto número de queimadas na Amazônia, o combate ao desmatamento liderava as prioridades. O tratamento de água e esgoto estava em segundo lugar na lista e a despoluição em terceiro. Já em 2023, com a melhora nos índices de desmatamento, o tratamento de água e esgoto passou para o topo do ranking. Investimento em saneamento básico é um dos temas defendidos pela CNI que resultam em benefício para a população e competitividade para as indústrias.

Como explica o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação, Davi Bomtempo, “investimentos em infraestrutura e saneamento básico são essenciais, trazem resultados positivos não só para a saúde pública, como também para a indústria, com auxílio na redução de gastos com tratamento de água e estímulo à diminuição do consumo”.

Em suma os dados foram levantados pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, com base em entrevistas face-a-face com 2.021 cidadãos com idades acima de 16 anos nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é 2 pontos percentuais.

Fonte: RL.

Últimas Notícias:
Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

A Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos anunciou que lançará a nova versão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos até o final deste ano. O anúncio ocorreu durante a primeira reunião do grupo.Na ocasião, os participantes discutiram principalmente a revisão do documento, que orientará as próximas ações do setor.

Leia mais »
Água tem de estar no centro da governança climática

Água tem de estar no centro da governança climática

Apesar dos graves problemas provocados pelas grandes enchentes e pela escassez crescente de água em vários lugares do planeta, muitos ainda encaram a disponibilidade de recursos hídricos apenas como um reflexo das mudanças climáticas. Especialistas e gestores frequentemente interpretam secas, enchentes e eventos extremos como sintomas dessa pauta. Esse tipo de análise, no entanto, limita a compreensão do problema.

Leia mais »
Setor pede alinhamento de proposta de reúso com projeto de lei

Setor pede alinhamento de proposta de reúso com projeto de lei

A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) está preparando a Norma de Referência sobre reúso da água. Ela deve elaborá-la em diálogo com os órgãos responsáveis pelas outras propostas sobre o tema que tramitam paralelamente. A Abcon (Associação Brasileira das Empresas de Saneamento) também sugeriu contribuições.

Leia mais »