saneamento basico

Aproveitamento da casca de coco para produção de biomantas em Belém/PA

Resumo

O coco verde possui diversas maneiras de ser reaproveitado, sendo estes o pó, servindo para adubação no solo e também a fibra, sendo usada para a fabricação de biomantas. Este material possui inúmeros benefícios, pois pode recuperar áreas degradadas e até mesmo a uma vegetação nativa, além de evitar erosão do solo e assoreamento de rios e lagos. Podendo haver uma substituição da geomantas pela manta ecológica. Visto que, na aplicação das geomantas, ela auxiliará apenas na contenção de deslizamentos e não associara valores ao solo, sendo necessário. O projeto foi conduzido por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, desenvolvida com coleta de dados nos principais pontos de consumo de água de coco da cidade de Belém /PA, consequentemente onde se encontrará maior quantidade de resíduos provenientes do coco, contribuindo para proliferação de vetores e outros agravos decorrentes. O que antes seria considerado “lixo” agora se transforma em matéria prima, para produção de biomantas, agregando valor econômico a casca do coco. Com aplicação do material produzido, o mesmo resguardará áreas propensas a deslizamento, melhorando a vegetação de 70% a 80%. Em decorrência dos impactos gerados pelo desastre de Mariana, diversas medidas mitigadoras foram exercidas, dentre elas a utilização de biomantas, que neste caso será usado para cobertura do solo, diminuição da vazão dos rios, minimizar a erosão e consequentemente diminuir o assoreamento dos mesmos, portanto em Belém/ PA, onde é rodeada de rios e conhecida como uma das regiões que possui maior pluviosidade do país, a probabilidade de um maior funcionamento para o uso do material proposto no trabalho, será de forma significativa. E este projeto viabiliza, favorecer a cidade de Belém/ PA, estando enquadrado nas leis ambientais, que prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável.

Introdução

O agronegócio, referente ao coco verde tem grande importância, seja na geração de divisas, emprego, renda ou alimentação. A procura por alimentos naturais, a aplicação de tecnologias de processamento, as novas alternativas de apresentação do produto e a perspectiva de sua exportação contribuem para aumentar o consumo e incrementar sua rentabilidade ao longo do ano. O aumento da produção passou a ser uma tendência natural, causando uma consequente elevação na geração de resíduos sólidos (cascas), no qual elevou o número de poluentes, como por exemplo nas praias, sendo que cerca de 70% de todo lixo gerado nas mesmas são de casca de coco verde, afetando a estética do local, e consequentemente o turismo do mesmo influenciando na economia da região (MATTOS et al., 2007).

O coco verde possui diversas maneiras de ser reaproveitado, sendo estes o pó, servindo para adubação no solo e a fibra, a mesma possui uma alta resistência e pode ser usada no ramo das indústrias, como na utilização da carga para o PET, na qual podem gerar materiais plásticos com propriedades adequadas para aplicações práticas. Também executam um papel de isolamento térmico e acústico, servindo inclusive também para a produção de biomanta, sendo este o principal foco do projeto para a cidade de Belém/PA (MATTOS et al., 2007).

A biomanta poderá trazer diversas soluções ambientais, como na área de perícia ambiental, ou até mesmo no licenciamento ambiental, já que o material pode recuperar áreas degradadas e até mesmo a uma vegetação nativa. Essa recuperação está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica, que é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado, quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais, é importante ressaltar que a manta ecológica, também evita erosões (MINISTÉRIO …, 2012).

Contendo uma grande quantidade desses resíduos, na cidade de Belém/PA, estando elas em praias, orlas e praças da cidade de Belém/ PA, e de certa forma não sendo reaproveitada, consequentemente provocam danos ambientais e a saúde humana, pois o coco acaba servindo de moradia para roedores trazendo graves resultados. E este projeto viabiliza melhorar tal situação, na região proposta no trabalho, estando enquadrado nas leis ambientais, que prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado), conforme diz a lei nº 12.305/10, da política nacional de resíduos sólidos (MINISTÉRIO …, 2010).

Autores: Hellem Cristina Teixeira Rodrigues; Isabela Lopes de Oliveira e Rhayme Karolinne Vieira Martins.

baixe-aqui

Últimas Notícias: