saneamento basico

Chorume, impactos ambientais e possibilidades de tratamento

Resumo

Chorume é o líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos no lixo, contém alta carga poluidora, por isso, deve ser tratado adequadamente. TRATAMENTO: o chorume deve passar por uma pré-captação em drenos e conduzido a tanque de equalização para reter os metais pesados e homogeneizar o efluente, em seguida deve ser conduzido à lagoa anaeróbica onde bactérias vão atacar a parte orgânica, provocando a biodegradação. Um importante passo, para complementar a biodegradação, deve ser compreendida de um tratamento terciário onde o chorume deve ser conduzido à lagoa facultativa para tratamento aeróbico e anaeróbico, podendo em seguida ser descartado, sendo minimizado os danos ao meio ambiente.

Introdução

Chorume é um líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos em aterros sanitários. Ele é originário de três diferentes fontes:

• Da umidade natural do lixo, aumentando no período chuvoso; • Da água de constituição da matéria orgânica, que escorre durante o processo de decomposição;

• Das bactérias existentes no lixo, que expelem enzimas, enzimas essas que dissolvem a matéria orgânica com formação de líquido;

O impacto produzido pelo chorume sobre o meio ambiente está diretamente relacionado com sua fase de decomposição.

As técnicas comumente empregadas para tratamento de rejeitos industrial têm sido empregadas para tratamento de chorume incluindo os tradicionais processos biológicos, aeróbio e anaeróbico, como também uma variedade de processos de físico-químicos [10, 11] Entretanto, a capacidade de certos microrganismos para degradar substâncias orgânicas tóxicas é muito limitada [12]. Além de estarem sujeitos a quaisquer variações de pH ou de cargas tóxicas, que podem paralisar o metabolismo, outras dificuldades também são comumente encontradas. Entre os principais inconvenientes destacam-se, a dificuldade no controle da população de microorganismos e a necessidade de um tempo relativamente longo para que os efluentes atinjam padrões aceitáveis.

Autores: Aline Camillo Serafim; Karim Cazeris Gussakov; Fabiano Silva; Cassiana M. R. Coneglian; Núbia Natália de Brito; Geraldo Dragoni Sobrinho; Sandro Tonso e Ronaldo.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: