saneamento basico
Composição Biogás em Aterro

Análise temporal da composição do biogás em aterro sanitário de porte médio

Composição Biogás em Aterro

Por apresentar um alto potencial energético, o biogás gerado em aterros sanitários sendo uma fonte renovável, pode ser utilizado para gerar calor ou eletricidade.

Biogás no Aterro

O objetivo deste trabalho foi analisar a composição do biogás gerado, relacionando-a com o tempo de aterramento dos resíduos sólidos dispostos no aterro sanitário de Rio Claro – SP, bem como a realização de análise comparativa para um período de 18 meses, da temperatura, da influência da precipitação pluviométrica na vazão e na concentração de metano (CH4) e de dióxido de carbono (CO2) do biogás.

Através dos dados obtidos no aterro sanitário de Rio Claro/SP pode-se concluir que dos drenos estudados, a concentração média de metano do biogás variou de forma decrescente com a idade da disposição dos resíduos sólidos, bem como a redução da temperatura.

Contudo a produção de biogás foi menor em áreas mais antigas.

Em conclusão os valores crescentes de vazão de biogás sinalizam para o aumento da atividade biológica anaeróbia.

A influência da precipitação na geração de biogás foi mais acentuada em células nas áreas com resíduos com menor tempo de disposição no aterro.

Períodos de maior precipitação aumenta a umidade na massa dos resíduos aumentando a vazão do biogás.

Autora: SANDRA RODRIGUES SARRO BOARATI.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »