saneamento basico
Composição Biogás em Aterro

Análise temporal da composição do biogás em aterro sanitário de porte médio

Composição Biogás em Aterro

Por apresentar um alto potencial energético, o biogás gerado em aterros sanitários sendo uma fonte renovável, pode ser utilizado para gerar calor ou eletricidade.

Biogás no Aterro

O objetivo deste trabalho foi analisar a composição do biogás gerado, relacionando-a com o tempo de aterramento dos resíduos sólidos dispostos no aterro sanitário de Rio Claro – SP, bem como a realização de análise comparativa para um período de 18 meses, da temperatura, da influência da precipitação pluviométrica na vazão e na concentração de metano (CH4) e de dióxido de carbono (CO2) do biogás.

Através dos dados obtidos no aterro sanitário de Rio Claro/SP pode-se concluir que dos drenos estudados, a concentração média de metano do biogás variou de forma decrescente com a idade da disposição dos resíduos sólidos, bem como a redução da temperatura.

Contudo a produção de biogás foi menor em áreas mais antigas.

Em conclusão os valores crescentes de vazão de biogás sinalizam para o aumento da atividade biológica anaeróbia.

A influência da precipitação na geração de biogás foi mais acentuada em células nas áreas com resíduos com menor tempo de disposição no aterro.

Períodos de maior precipitação aumenta a umidade na massa dos resíduos aumentando a vazão do biogás.

Autora: SANDRA RODRIGUES SARRO BOARATI.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »