saneamento basico

A contaminação das águas subterrâneas do aterro sanitário de Itabira (MG)

Resumo

A disposição incorreta de lixos e resíduos diversos pode causar danos ambientais significativos, onde se incluía contaminação dos solos e dos recursos hídricos. Esses materiais podem conter substâncias químicas com características tóxicas, tais como os metais tóxicos que, através do chorume gerado atingem o solo e os corpos hídricos superficiais e subterrâneos. A importância de estudar esses recursos hídricos justifica-se pela necessidade de se conhecerem esses potenciais contaminantes, bem como, a sua evolução na área afetada. Neste contexto, o presente estudo foi realizado na área do aterro sanitário de Itabira/MG e avaliou os resultados dos monitoramentos da água subterrânea local, realizados em laboratórios no período de 2010 a 2019, quanto à presença dos elementos contaminantes cádmio, chumbo, cobre, cromo e zinco. Por meio dos resultados das análises comprovou-se que em todos os pontos estudados as concentrações desses metais ultrapassaram os limites legais estabelecidos. Foi produzido o mapa do NA da área, onde evidenciou-se que as maiores concentrações dos elementos contaminantes pesquisados foram identificadas nos pontos localizados à jusante da área de disposição final de lixos e, principalmente, onde o nível freático da água está mais alto.

Introdução

Lima et al., (2017), chamam a atenção para o grande desafio que a sociedade brasileira tem quanto à gestão dos seus recursos hídricos e a conservação dos sistemas naturais. Descrevem os autores que as diretrizes pertinentes a esse tema devem levar em conta vários fatores relacionados com as condições sociais e econômicas do país. É notório que ações que visam preservar os recursos hídricos tornam-se cada vez mais importantes, uma vez que, de acordo com a ANA (2017), a disponibilidade hídrica no Brasil já apresenta uma tendência de grande redução. Isso tudo associado a uma crescente demanda de água.

Essa situação atual referente à disponibilidade dos recursos hídricos constitui um desafio para a sociedade brasileira. É urgente a proposição de ações e estudos para a adequada governança dos recursos hídricos do país, levando sempre em conta a qualidade, quantidade e demanda a ser atendida. Vários fatores vêm contribuindo para impactar de forma negativa a qualidade do recurso hídrico disponível para o atendimento dessa demanda. De acordo com ANA (2017), a sucessão de eventos críticos dos últimos anos no Brasil e no mundo, associados à contaminação das águas pela ação antrópica, tem evidenciado a importância do sistema de gestão de recursos hídricos e a necessidade de investimentos em infraestrutura visando garantir a oferta desse recurso em volume e qualidade, que atendam às condições necessárias para o desenvolvimento do país.

Autores: Geraldo Ramos Madeira; José Augusto Costa Gonçalves e Milena Stefany Lage Almeida.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »