saneamento basico

Conteúdos Técnicos

AST Ambiente-Lixiviados (chorume) de Aterros Sanitários

Chorume – O que é?

A produção de Chorume é uma consequência da deposição de resíduos em aterros sanitários.

Pode-se então, dizer que o Chorume é um efluente residual líquido, composto por uma mistura complexa de microrganismos, substâncias orgânicas e inorgânicas. A água contida nos resíduos sólidos depositados no aterro, que se liberta como consequência da sua decomposição, acrescida das águas pluviais, que percolam pela massa permeável de resíduos, dão origem ao Chorume.

O Chorume é influenciado por vários fatores, como a idade dos aterros, do tipo de resíduos neles contidos, entre outros, o que significa que a sua composição pode variar de aterro para aterro e durante a operação dos aterros.

A quantidade de Chorume produzido depende maioritariamente do método de compactação dos resíduos, dos tipos de resíduos depositados e das condições climáticas do local.

 

Entenda mais

  • Como evitar os impactos do Chorume no meio ambiente?
  • O que é a Osmose Reversa?
  • Porque é que o tratamento do Chorume deve ser uma prioridade?
  • Quais são as vantagens da Osmose Reversa?

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »