saneamento basico

Controle de Indicadores por Áreas de Abastecimento – Ferramenta para o Gerenciamento de Redes

Introdução

Atualmente no setor de saneamento, as bombas submersas instaladas operam no regime máximo ou estão desligadas. Isto para operação em áreas de abastecimento cuja demanda de consumo é constante, é válido, o que não ocorre naquelas áreas onde a variação de consumo é grande.

Nestes casos, onde a variação da demanda é significativa, cria-se para o operador de redes uma situação bem incômoda, no sentido de que se ele operar a bomba com a sua capacidade máxima, ela irá sobrecarregar as redes com pressões elevadas, aumentando a probabilidade de haver mais rompimentos de redes. Por outro lado, dependendo da configuração da malha de distribuição, mantendo desligada a bomba, haverá desabastecimento.

Com a vinda dos variadores de freqüência e a sua utilização nas unidades de recalque que caracterizam esta situação, pode-se ajustar a operação destas bombas de acordo com a demanda existente, regulando a freqüência de operação da bomba. Isto, além de diminuir o consumo de energia, possibilita diminuir as pressões e as vazões disponibilizadas para a rede. 2)

Objetivo:

Mostrar os ganhos hidráulicos e elétricos que se tem com a instalação de variadores de freqüência em áreas atendidas exclusivamente por eles e que possuem variação de consumo.

Metodologia:

Quando se aborda a discussão de adotar ou não variadores de velocidade em uma unidade de recalque, o primeiro passo a ser adotado é analisar o histograma de vazões da região, de forma a ser analisado a sua variação de consumo. Desta forma, a unidade que estudaremos é a UC05 – Magalhães Calvet localizada na malha de Novo Hamburgo.

Autores: 

MÁRCIO MARTINEZ KUTSCHER
[email protected]
Responsável pela automação e manutenção de sistemas eletromecânicos. Eng° Eletricista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS )

JOÃO RICARDO LETURIONDO PUREZA
[email protected]
Responsável pela operação do sistema de distribuição de Novo Hamburgo, Eng° Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS ).

baixe-aqui
Indicadores por áreas de abastecimento
Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »