saneamento basico

Controle Operacional à Distância – Ferramenta Operacional

Resumo

Antigamente, a única forma de verificar como estavam os níveis dos reservatórios assim como se uma bomba estava funcionando adequadamente ou não era indo somente no local.

Hoje a realidade é bem diferente. Com o desenvolvimento de tecnologias para automatizar sistemas focado para a produção fabril, a automação com o tempo entrou no setor de saneamento para ficar.

Automatizar um sistema de abastecimento abrange um leque enorme de tarefas, mas que resumidamente, é aquela que permite o abastecimento de um setor de abastecimento ou área do sistema de distribuição sem a intervenção humana, tendo o seu controle à distância monitorado pelo programador ou controlador do sistema.

A COMUSA diante desta realidade não ficou de fora. Investiu na automatização de seu sistema e pode verificar no dia a dia as vantagens deste sistema, conseguindo otimizar a distribuição assim como identificar instantaneamente algum tipo de problema que esteja ocorrendo na unidade automatizada, seja ela uma válvula, um booster ou um reservatório.

Objetivo

Mostrar as vantagens de implantação de um sistema de automação com operação à distância assim como apresentar as diversas ferramentas que este sistema traz para os operadores de rede otimizar mais a distribuição de água

Metodologia

Em um sistema de abastecimento cuja dimensão é grande, a dificuldade e o custo para que o gestor do sistema tem para se certificar de que o abastecimento está normalizado é muito alto. Além de ter um ou mais funcionários exclusivos para fazer o controle do sistema, mais os custos de manter um veículo e ferramenta para cada unidade móvel, ainda não traz garantias de que a unidade monitorada irá funcionar adequadamente após a inspeção e que, havendo algum problema, a sua percepção até a sua solução demandará muito tempo, o que poderá agravar muito mais o problema, demandando tempo e dinheiro.

Com o surgimento de sistemas de automação focadas para o setor de saneamento, a COMUSA desde de 2003 se interessou nas vantagens que esta ferramenta traria para a sua operação, procurando diminuir as dificuldades relatadas anteriormente.

Desta forma, deu-se início à contratação de empresas especializadas no setor para a implantação deste sistema no sistema de distribuição de água de Novo Hamburgo.

Além disto, foi implantado uma Central de Controle Operacional onde seria implantado o monitoramento à distância das unidades de abastecimento.

Autor: 

MÁRCIO MARTINEZ KUTSCHER
[email protected]
Responsável pela automação e manutenção de sistemas eletromecânicos. Eng° Eletricista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS )

JOÃO RICARDO LETURIONDO PUREZA
[email protected]
Responsável pela operação do sistema de distribuição de Novo Hamburgo, Eng°Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS ).

baixe-aqui
controle-operacional-distancia-ferramenta-operacional
Últimas Notícias: