saneamento basico

Diagnóstico do saneamento básico na sede distrital do município de Camocim/CE

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Resumo

O saneamento básico como promotor de saúde, prosperidade econômica e preservação ambiental é um desafio principalmente nos países em desenvolvimento. Visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas tem se buscado a universalização dos setores de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Sabe-se que nos municípios brasileiros, principalmente os de pequeno a médio porte, estes serviços não atendem as necessidades da população em geral, com isso, há necessidade de estudar a nível local a situação do saneamento básico. Este trabalho tem como principal objetivo fazer um diagnóstico do saneamento no município de Camocim/CE. Para isso, foi realizado um levantamento de caráter exploratório e descritivo com base em estudos bibliográficos e documentais bem como visitas aos órgãos responsáveis pela gestão do saneamento básico do município sendo eles o SAAE e a Prefeitura Municipal. Os resultados mostraram que o abastecimento de água contou com uma taxa cobertura de 94,19% da população urbana, enquanto o esgotamento sanitário foi de 28,18%, já o referente ao manejo de resíduos sólidos, o município realiza coleta de lixo de 72,66% dos domicílios particulares permanentes, no entanto descartam esses resíduos de maneira inadequada. Quanto aos serviços de drenagem urbana, foram encontrados inúmeros pontos de alagamento no município. Com isso foi constatado que os serviços de esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana se encontram em níveis bem aquém das necessidades da população Camocinense, em que o abastecimento de água foi o único setor considerado satisfatório.[/vc_column_text][vc_column_text]

Introdução

Desenvolvimento sustentável pressupõe o atendimento às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades (ONU, 1988).

Saneamento é, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, 1998, o mecanismo capaz de controlar todos os elementos do ambiente físico humano capaz de fornecer algum risco sobre seu bem-estar. Desta forma, pode-se afirmar que sanear o meio consiste em uma série de medidas de controle social, ambiental e econômico, tendo como principal objetivo a obtenção da salubridade ambiental.

Os principais meios usados para obter a salubridade ambiental são: Sistema de abastecimento de água; Sistema de limpeza pública; Sistema de coleta e tratamento de águas residuais; Sistema de drenagem urbana; Controle de vetores de doenças de fácil proliferação; Controle de poluição das águas, do ar e do solo; Saneamento dos meios de transportes; Saneamento de alimentos; Saneamento de hospitais; Saneamento de escolas; Saneamento de locais de trabalho, reunião, recreação e lazer; Saneamento de habitação; Saneamento de planejamento territorial; Saneamento em situações de emergências, bem como os demais serviços de obras destinados a ampliar e preservar as condições de vida rural e urbana (PHILIPPI, 2005). Portanto, o saneamento básico é um fator de extrema importância para o desenvolvimento de um país, sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gerenciamento de resíduos influenciam diretamente na qualidade de vida da população, além de promover avanços na educação, turismo e valorização de imóveis. Segundo o relatório de pesquisa produzido para Instituto Trata Brasil e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), no Brasil, somente no ano de 2013, ocorreu algo em torno de 340 mil internações causadas por doenças relacionadas à falta de saneamento básico, resultando em mais de duas mil mortes. Basicamente, metade dessas internações acometeram crianças e jovens, prejudicando seu aproveitamento escolar. No caso dos adultos, estes contratempos comprometeram sua produtividade no trabalho.

Com isso é cabível o seguinte questionamento: O saneamento básico do município de Camocim encontra-se satisfatório quantitativamente e qualitativamente?

Com este questionamento, este artigo tem por objetivo mostrar a situação atual dos serviços de saneamento básico no município de Camocim/CE, analisando sua situação e identificando os principais problemas deste setor, fazendo uma avaliação da qualidade destes serviços oferecidos à população.[/vc_column_text][vc_column_text]

Autores: Maurício Araújo Chaves, Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, Jamily Murta de Sousa Sales e Ana Lucia Feitoza Freire Pereira.

 

[/vc_column_text][vc_btn title=”Baixe aqui” i_icon_fontawesome=”fa fa-download” add_icon=”true” link=”url:%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F03%2Fdiagnostico-do-saneamento-basico-na-sede-distrital-do-municipio-de-camocimce.pdf||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »