saneamento basico

Um estudo da disposição inadequada dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Porto Nacional/TO

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o processo de destinação final dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Porto Nacional – TO. A pesquisa é um estudo de caso com abordagens qualitativa e quantitativa sobre a disposição dos resíduos sólidos urbanos e o seu descarte. Os resultados verificados, por meio de diferentes percepções, demonstram problemas com relação ao lixo acumulado e ao seu volume significativo disposto em vários pontos da cidade, principalmente nas ruas e nos espaços vazios. Em busca do objetivo geral proposto, foi necessário identificar os hábitos da população no manuseio dos Resíduos Sólidos Domiciliares (RSDs) na cidade de Porto Nacional; selecionar alguns setores censitários para estudo; delimitar os principais tipos de resíduos sólidos urbanos descartados indevidamente; e localizar os pontos de maior ocorrência de descarte indevido de resíduos sólidos urbanos; para assim, relacionar a disposição final desses resíduos e suas consequências socioambientais. A metodologia utilizada baseia-se no estudo de caso em oito setores censitários selecionados. Para obtenção dos dados, moradores dos setores e coletores de lixo responderam aos questionários; bem como realizaram-se entrevistas com gestores municipais. Na mesma intenção, fez-se a observação direta nos setores com a localização de coordenadas dos pontos com disposição inadequada de lixo, e a visita ao lixão da cidade. A partir dos questionários, da visita de campo e das entrevistas, percebeu-se que os resíduos sólidos gerados são encaminhados para a coleta convencional, tendo como destino final o lixão municipal. Constatou-se um número elevado de disposição inadequada de resíduos sólidos nos setores com maior número de espaços vazios e de baixa infraestrutura de vias; e ainda que, no local do aterro sanitário, existe um lixão a céu aberto. Buscou-se, com o presente trabalho, conhecer como ocorre o descarte de resíduos sólidos na área urbana de Porto Nacional, e dessa forma, contribuir com informações úteis às ações de planejamento e gestão ambiental da cidade.

Introdução

As problemáticas ambientais pelas quais passam a sociedade moderna são resultantes de um longo processo de intervenção humana nos meios físicos e biológicos. Assim, o processo de industrialização, o aumento populacional nos centros urbanos e o incentivo ao consumo são particularidades do modo de vida atual (TEIXEIRA et al., 2013; SIQUEIRA & MORAES, 2012).

A Revolução Industrial alavancou o crescimento urbano e o desenvolvimento de produtos sintéticos; e com o brusco aumento populacional nas cidades, em meados dos séculos XVIII e XIX, surgiram implicações sanitárias e habitacionais e consequentemente a necessidade de locais para a disposição dos resíduos (CEMPRE, 1997).

Para Siqueira e Moraes (2009), as práticas sanitárias iniciadas no período da Revolução Industrial só aconteceram devido à grande ocorrência de doenças ocasionadas pela falta de manejo do lixo. Conforme os referidos autores, a alta concentração de habitantes nos centros urbanos, a industrialização e o consumo são os principais responsáveis pelos problemas ambientais, sociais e de saúde pública.

Autora: LUANA QUADROS DOS SANTOS.

baixe-aqui

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »