saneamento basico

Um estudo da disposição inadequada dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Porto Nacional/TO

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o processo de destinação final dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Porto Nacional – TO. A pesquisa é um estudo de caso com abordagens qualitativa e quantitativa sobre a disposição dos resíduos sólidos urbanos e o seu descarte. Os resultados verificados, por meio de diferentes percepções, demonstram problemas com relação ao lixo acumulado e ao seu volume significativo disposto em vários pontos da cidade, principalmente nas ruas e nos espaços vazios. Em busca do objetivo geral proposto, foi necessário identificar os hábitos da população no manuseio dos Resíduos Sólidos Domiciliares (RSDs) na cidade de Porto Nacional; selecionar alguns setores censitários para estudo; delimitar os principais tipos de resíduos sólidos urbanos descartados indevidamente; e localizar os pontos de maior ocorrência de descarte indevido de resíduos sólidos urbanos; para assim, relacionar a disposição final desses resíduos e suas consequências socioambientais. A metodologia utilizada baseia-se no estudo de caso em oito setores censitários selecionados. Para obtenção dos dados, moradores dos setores e coletores de lixo responderam aos questionários; bem como realizaram-se entrevistas com gestores municipais. Na mesma intenção, fez-se a observação direta nos setores com a localização de coordenadas dos pontos com disposição inadequada de lixo, e a visita ao lixão da cidade. A partir dos questionários, da visita de campo e das entrevistas, percebeu-se que os resíduos sólidos gerados são encaminhados para a coleta convencional, tendo como destino final o lixão municipal. Constatou-se um número elevado de disposição inadequada de resíduos sólidos nos setores com maior número de espaços vazios e de baixa infraestrutura de vias; e ainda que, no local do aterro sanitário, existe um lixão a céu aberto. Buscou-se, com o presente trabalho, conhecer como ocorre o descarte de resíduos sólidos na área urbana de Porto Nacional, e dessa forma, contribuir com informações úteis às ações de planejamento e gestão ambiental da cidade.

Introdução

As problemáticas ambientais pelas quais passam a sociedade moderna são resultantes de um longo processo de intervenção humana nos meios físicos e biológicos. Assim, o processo de industrialização, o aumento populacional nos centros urbanos e o incentivo ao consumo são particularidades do modo de vida atual (TEIXEIRA et al., 2013; SIQUEIRA & MORAES, 2012).

A Revolução Industrial alavancou o crescimento urbano e o desenvolvimento de produtos sintéticos; e com o brusco aumento populacional nas cidades, em meados dos séculos XVIII e XIX, surgiram implicações sanitárias e habitacionais e consequentemente a necessidade de locais para a disposição dos resíduos (CEMPRE, 1997).

Para Siqueira e Moraes (2009), as práticas sanitárias iniciadas no período da Revolução Industrial só aconteceram devido à grande ocorrência de doenças ocasionadas pela falta de manejo do lixo. Conforme os referidos autores, a alta concentração de habitantes nos centros urbanos, a industrialização e o consumo são os principais responsáveis pelos problemas ambientais, sociais e de saúde pública.

Autora: LUANA QUADROS DOS SANTOS.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »