saneamento basico

Drenagem Urbana – cálculos e estimativas através do Modelo Soil Conservation Service (SCS)

Resumo

Com o aumento da urbanização, o solo vem ficando cada dia mais impermeável, trazendo problemas para as cidades que apresentam falhas em sua rede de drenagem, que é desde a captação da água até o seu escoamento. O sistema de drenagem urbano é composto pelos pavimentos das ruas, sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem e sistemas de detenção e infiltração no pavimento. Quando o planejamento urbano apresenta uma falha, a impermeabilização das áreas de escoamento começa a ter sérios problemas. O método utilizado, Soil Conservation Service (SCS), é um dos mais populares métodos de transformação chuva-vazão utilizados no meio técnico nacional devido a sua simplicidade, facilidade e qualidade dos resultados fornecidos. O estudo da vazão tem relação direta com o comportamento de uma bacia, seus rios e afluentes e se torna um aliado na gestão de recursos hídricos, seja este recurso utilizado para o abastecimento público quanto para a geração de energia.

Introdução

Com o aumento da população e áreas urbanizadas, o solo está se tornando cada vez mais impermeável, sendo necessário que toda cidade tenha sua própria rede de drenagem, que consiste na captação das águas das chuvas e seu escoamento até os rios, mares e bacias. Segundo TUCCI (2014), o estudo de drenagem urbana tem como objetivos minimizar os riscos que as populações estão sujeitas ocasionadas pela urbanização, diminuindo os prejuízos causados por inundações e permitindo o desenvolvimento urbano de forma harmônica, planejada e sustentável. O sistema de drenagem urbano é composto pelos pavimentos das ruas, sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem e sistemas de detenção e infiltração no pavimento.

Autoras: Nathalia Bordon Pironato Sia e Júlia Castro da Silva.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »