saneamento basico

Drenagem urbana dos municípios de grande porte das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Resumo

Drenagem Urbana: A intensa transformação da paisagem vem ocorrendo de forma dinâmica nas Bacias Hidrográficas dos Rios Capivari, Piracicaba e Jundiaí. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de indicadores referentes à drenagem de alguns municípios inseridos nestas Bacias Hidrográficas a fim de apontar a relação desses indicadores entre os municípios selecionados.

Drenagem urbana dos municípios de grande porte das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

A metodologia utilizada foi de abordagem descritiva e estudo de caso. Os indicadores foram selecionados e coletados na seção Águas Pluviais da Série Histórica do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento para os municípios de Campinas, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Piracicaba e Sumaré, anos de 2017 a 2020.

Os resultados sugerem que o município de Campinas se sobressai ligeiramente quanto aos demais. Além disso, a análise dos indicadores referentes à drenagem urbana no período analisado revelou a necessidade de dados confiáveis para posteriormente ser usada em tomadas de decisões adequadas.

A transformação da paisagem no âmbito urbano e cultural, tem ocorrido principalmente devido ao aumento das áreas impermeáveis em detrimento dos espaços verdes. Isto afeta a qualidade ambiental das cidades, como a drenagem urbana. Ressalta-se que a drenagem urbana tradicional se mostra ineficiente para superar as dificuldades do controle da água e há dificuldade da ampliação da rede. Pois sua função se limita ao controle das águas para reduzir o impacto das cheias, focando apenas em um modo antropocentrista onde predomina as medidas estruturais e não estruturais, pensando na coleta e imediato afastamento das águas pluviais (CHRISTOFIDIS; ASSUMPÇÃO; KLIGERMAN, 2020).

Aliado a esta questão, as mudanças climáticas colaboram para a discussão sobre as águas urbanas. Considerando a necessidade das cidades se tornarem resilientes diante dos impactos ambientais. Ou seja, com capacidade de voltar à forma e características originais depois de sofrerem interferências na dinâmica. A infraestrutura verde pode ser aliada na melhoria da drenagem urbana, tornando-a mais eficiente. Assim como auxiliando na conservação dos recursos naturais e patrimônio construído, na busca pela direção à drenagem sustentável (MEDEIROS; AFONSO, 2017).

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Autores: Denise Helena Lombardo Ferreira, Walef Pena Guedes, Amanda Lombardo Fruehauf,  Magda Adelaide Lombardo, Cibele Roberta Sugahara.

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »