Resumo
As redes de drenagem urbana, só são lembradas em épocas de chuvas e enchentes, sendo negligenciadas em sua manutenção e ações preventivas. A este grave problema urbano se une a falta de tecnologia e ações de prevenção e controle, de um simples cadastramento a ligações irregulares interligadas as mesmas.
Portanto, o diagnostico prévio dos equipamentos das Redes de Drenagem, através de vistorias e atividades operacionais de pesquisa visando à priorização de locais e limpeza preventiva do mesmo evita que nos períodos de maior precipitação, ocorram problemas de enchentes ou inundações.
Introdução
A gestão das águas pluviais compreende desde o monitoramento de chuvas e entendimento do ciclo hidrológico e do micro-clima local, a previsão dessas, e correto destino das águas precipitadas, tentando adotar práticas que mitiguem os impactos da urbanização, assim como a garantia da disponibilidade das águas de chuva, ou seja, trata tanto da drenagem de forma sustentável, quanto do uso racional da água de chuva.
A metodologia aplicada para a gestão operacional da manutenção dos sistemas de Água Pluvial consiste num processo de melhoria contínua. Para isso foram desenvolvidos planos de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, organizando a execução dos serviços operacionais de manutenção dos componentes do sistema de Água Pluvial do município do estudo, diagnosticando a origem das anomalias e sanando-as de forma a promover um processo de melhoria contínua, com vistas a maximizar a capacidade de escoamento hidráulico, gerando confiabilidade operacional e promovendo positivamente a imagem de sua Gestão Eficiente e Controle.