saneamento basico

Avaliação das características e impactos do etanol nas contaminações por combustíveis no Estado de São Paulo

Resumo

Postos de combustíveis são uma das principais fontes de contaminação de solos e águas subterrâneas, estando presente de forma distribuída por todo o Estado de São Paulo, principalmente nas áreas urbanas. Os principais contaminantes associados a essas fontes são hidrocarbonetos aromáticos (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e etanol, utilizado por décadas como aditivo na gasolina e combustível. Essa pesquisa buscou avaliar as principais características e fatores condicionantes das contaminações de solo e água subterrânea provenientes dos postos de combustível no Estado de São Paulo. Baseado na análise de 516 áreas contaminadas foi observada baixa correlação da localização regional (geologia e pedologia) com as características da contaminação. Metade das áreas apresentaram plumas de benzeno menor que 29 m, valor inferior ao observado em estudos nos Estados Unidos. A condutividade hidráulica se destacou como um fator condicionante para a extensão das plumas, assim como a ocorrência de processos de atenuação natural. A presença de etanol em concentrações elevadas (> 1000 mg L-1) apareceu associada a plumas de maiores extensões e maiores concentrações de hidrocarbonetos. No entanto, de forma geral as contaminações provocadas por postos de combustíveis apresentaram extensão relativamente pequena (percentil 90 e 75 menores que 73 e 43 m, respectivamente) e persistência limitada pela ocorrência de processos de atenuação natural.

Introdução

Devido a sua maior mobilidade, decorrente da maior solubilidade efetiva e menor potencial de sorção, o benzeno tende a gerar plumas dissolvidas de maior extensão em relação aos outros hidrocarbonetos (ATTEIA; GUILOTT, 2007; SEAGREN et al., 2002). A extensão dessas plumas é dependente de uma série de fatores, que controlam os processos de transporte e atenuação natural. Esses fatores podem estar relacionados a características da fonte (como duração do vazamento e volume derramado), do meio físico (como litologia, fração de carbono orgânico, geoquímica e velocidade de fluxo) e biótico (diversidade e densidade da microbiota) (LOGESHWARAN et al., 2018; MA et al., 2013; DEEB et al., 2002; SEAGREN et al., 2002). Levantamento realizado por Connor et al. (2015) baseado em plumas de benzeno em 165 áreas nos Estados Unidos indicou que, considerando um limite de 5 μg L-1 para delimitar o comprimento das plumas de benzeno, a mediana do comprimento foi de aproximadamente 55 m e 90% das áreas apresentavam plumas com comprimento até 130 m.

O Estado de São Paulo tem sido pioneiro no Brasil no gerenciamento de áreas contaminadas no Brasil, com a atuação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) em relação a contaminação de solos e águas subterrâneas tendo início na década de 70 e sendo intensificada a partir da década de 90 (FERREIRA et al., 2020; ARAÚJO-MOURA e CAFFARO FI-LHO, 2015). Devido a isso, muitos dados de caracterização de áreas contaminadas por postos de abastecimento foram gerados ao longo dos anos.

Autoras: Juliana Gardenalli de Freitas; Fernanda Campos de Oliveira; Fernanda Scalon Sapojkin; Letícia Mina Umiji Morioka; Mary Ishimine Nishita; Gabriella Ferraro e Aline Machiavelli de Lima.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »