saneamento basico

Estudo da geração de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte

Resumo

No presente artigo são apresentados a metodologia e os resultados obtidos de um estudo desenvolvido para a realização de análises da geração de resíduos sólidos urbanos de três municípios brasileiros situados no Estado de Minas Gerais: Desterro do Melo, Ressaquinha e Senhora dos Remédios, com intuito de subsidiar a elaboração dos projetos para implantação de uma Unidade de Triagem e Compostagem e do Aterro Sanitário Intermunicipal, para o tratamento e a disposição ambientalmente adequados para os resíduos gerados nas três municipalidades.

Introdução

O crescimento populacional aliado a hábitos exacerbados de consumo são fatores relevantes no aumento da geração de resíduos sólidos. Dessa forma, a sociedade contemporânea se depara com um desafio a ser enfrentado, o gerenciamento correto dos resíduos sólidos urbanos. O que torna ainda mais pertinente uma adequada disposição final dos resíduos é que muitos deles podem oferecer riscos à saúde humana e ao meio ambiente, tornando-os mais complexos em vista de seus tratamentos e, assim, requerem medidas que minimizem seus efeitos e impactos adversos.

Diante disso, as Unidades de Triagem e Compostagem (UTC) se destacam como uma significativa alternativa para o tratamento dos resíduos sólidos gerados em uma municipalidade. Nelas, os resíduos são triados e separados em potencialmente recicláveis, matéria orgânica e rejeito do processo. Os materiais recicláveis, constituídos basicamente de plásticos, papel, vidro e metais, são classificados, enfardados e encaminhados para indústrias recicladoras. A matéria orgânica, composta por resíduos orgânicos em geral, como restos de frutas, verduras, podas, capinas, entre outros, é encaminhada para pátios onde é submetida à compostagem, um processo biológico controlado de transformação de resíduos orgânicos em um produto final estável e humificado de uso na agricultura como condicionador e fertilizante do solo. Já os rejeitos são encaminhados para o aterro sanitário, que é uma obra de engenharia que objetiva confinar no solo os resíduos de forma adequada e segura, minimizando seus impactos no meio ambiente e na saúde humana.

A gestão consorciada de resíduos sólidos urbanos constitui importante solução do ponto de vista técnico e econômico para municípios de pequeno e médio porte, uma vez que possibilita a diminuição do custo de implantação e operação per capita, devido ao aumento na escala do empreendimento, além de centralizar as ações de tratamento e confinamento dos resíduos, diminuindo os impactos ambientais potenciais.

Autores: Lígia da Silva Lima; Tatiana Yuri Ramos Oda; Daniela Loures Mourão Gonçalves e Mônica de Abreu e Azevedo.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »