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Diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos no IFSUL de minas campus Poços de Caldas

Resumo

O objetivo desse trabalho foi realizar uma avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas. O levantamento dos dados foi realizando entre agosto e dezembro de 2016, onde foi realizada a caracterização da instituição, a caracterização física dos resíduos sólidos, a classificação conforme a NBR 10.004/2004 e, por fim, foi proposto melhorias no sistema. A partir dos resultados foi possível constatar que o Campus possui uma geração 155,7 kg/semana de resíduos sólidos, sendo as tipologias orgânicos e rejeitos as mais geradas, com 56,5% e 16,4%, respectivamente. Grande parte dos rejeitos gerados são provenientes de falhas no descarte. Como melhoria, sugere-se que palestras, cursos e oficinas sejam ofertadas para a integralização de todos quanto a importância do sistema de coleta seletiva. O conhecimento sobre os pontos negativos encontrados na pesquisa também é importante e esse estudo deve ser sempre atualizado, sendo proposto melhorias contínuas no gerenciamento de resíduos sólidos.

Introdução

Os resíduos sólidos são um dos grandes problemas atuais nas áreas urbanas, pois seu gerenciamento inadequado pode provocar diversos impactos ambientais e sociais negativos. A preocupação com essa realidade tem levado muitas Instituições de Ensino no Brasil a introduzir a temática ambiental contínua em suas estratégias de gestão dos resíduos sólidos que são gerados em atividades acadêmicas e administrativas.

Segundo Tauchen e Brandli (2006) as Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser comparadas a pequenos núcleos urbanos que envolvem diversas atividades sociais e de educação. Nestas atividades, as IES demandam grandes quantidades de recursos que são responsáveis pela geração de resíduos de limpeza, jardinagem, alimentação, resíduos gerados nos setores administrativos, nas salas de aula, laboratórios, resíduos industriais, resíduos de serviços de saúde, entre outros. Gomes (2010) complementa dizendo que as Universidades, assim como as empresas, têm numerosos aspectos ambientais relacionados a sua atividade diária, apesar de, apenas recentemente, as IES, começarem a ser fortemente cobradas em termos de sua responsabilidade ambiental e social.

Para Mandelli et al. (2000), os problemas relacionados aos resíduos sólidos gerados em IES não são apenas físicos ou bioquímicos, são também comportamentais. Nesses locais, mudanças de comportamento e a integração das diferentes áreas do conhecimento, são importantes para adoção de uma postura proativa por parte de administradores, professores, alunos e funcionários. Observa-se que a responsabilidade das universidades no adequado gerenciamento de seus resíduos, tendo em vista a minimização dos impactos no meio ambiente e na saúde pública, passa pela sensibilização dos professores, alunos e funcionários envolvidos diretamente na geração desses resíduos, e de seus diversos setores administrativos que podem ter relação com a questão (FURIAM; GÜNTHER, 2006).

Estes aspectos deixam evidente que as IES devem combater os impactos ambientais gerados pelos resíduos sólidos para servirem de exemplo no cumprimento da legislação, saindo do campo teórico para a prática (TAUCHEN; BRANDLI, 2006). O processo de desenvolvimento tecnológico, na preparação de estudantes e fornecimento de informações e conhecimento, pode e deve ser utilizado também para construir o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e justa. Uma instituição de ensino pública demonstra um importante papel na sociedade se tornarem capazes de instruir e sensibilizar alunos, professores e funcionários sobre os aspectos fundamentais de práticas sustentáveis.

Autores: Monique Barros; Hugo Renan Bolzani e José Eduardo Oliveira Neto.

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