saneamento basico
Laboratório Plástico Economia Circular

Laboratório para reciclagem de plástico fortalece economia circular em Manaus/AM

Laboratório Plástico Economia Circular

Resumo:

Cada brasileiro gera, em média, 64 quilos de resíduo plástico por ano, totalizando cerca de 13,7 milhões de toneladas, segundo o Panorama dos Resíduos Plásticos no Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2022.

Diante desse cenário, iniciativas voltadas à reciclagem ganham ainda mais relevância.

Um exemplo é o Laboratório de Reciclagem de Resíduos Plásticos, reinaugurado em fevereiro, no bairro Colônia Terra Nova, em Manaus (AM), pela Fundação Amazônia Sustentável e Innova S.A. à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (ASCARMAN).

Laboratório Plástico Economia Circular

O espaço reforça a gestão de resíduos sólidos e impulsiona a reciclagem do poliestireno (PS) pós-consumo, contribuindo para o fortalecimento da economia circular.

LEIA TAMBÉM: Gestão Inteligente de Resíduos: Como Otimizar a Coleta e Cortar Gastos

O projeto, já em sua segunda fase, atua em 6 bairros de Manaus e com membros da Ascarman, beneficiando diretamente 32 pessoas nos componentes de infraestrutura, educação ambiental e geração de renda complementar. Mensalmente, a Ascarman recolhe mais de 60 toneladas de resíduos que serão reciclados e comercializados para a Videolar-Innova S.A., promovendo um ciclo sustentável de reaproveitamento.

LEIA O ARTIGO COMPLETO

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »