saneamento basico

Logística Reversa dos Produtos Eletroeletrônicos: Uma Estratégia na Redução de Custos

 

Resumo

O presente estudo tem como objetivo observar e descrever a logística reversa, apresentando uma visão geral de seus conceitos e aplicações com oportunidades para a redução de resíduos gerados pelas empresas por meio da reciclagem e do reaproveitamento do material descartado, e a crescente sensibilidade ecológica relacionada ao meio ambiente. Este trabalho visa analisar a importância da logística reversa no âmbito de eletrônicos, visto que, o crescente consumo por equipamentos tecnológicos provocou um grande aumento de lixo eletrônico, e na maioria das vezes são descartados incorretamente no lixo comum o que gera problemas para a saúde humana e meio ambiente. Através de pesquisas relacionadas neste artigo, verificamos a importância desse descarte correto e a reutilização de peças para fabricação de novos produtos. A metodologia utilizada foi por meio de um estudo com levantamento bibliográfico. Verificou-se que é possível obter diversos resultados positivos aplicando a logística reversa nas organizações fabricantes de produtos eletroeletrônicos, podendo gerar renda e agregar valor a marca, além de preservar o meio ambiente.

Autores: Cristiano Rodrigues da Silva; Alicia Barbosa da Silva; Lucas Garibaldi da Conceição; Thaisa Cristina do Nascimento; Oscar Bombonatti Filho.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »