saneamento basico
Gerenciamento de Resíduos Químicos

Manual de gerenciamento de resíduos químicos do IFRN

Gerenciamento de Resíduos Químicos

Resumo

Então nos ambientes laboratoriais de instituições acadêmicas de ensino público, no que tange ao descarte dos resíduos produzidos, há um “sentimento” de cautela por parte da população, sejam profissionais envolvidos diretamente na causa, estudantes, docentes e pesquisadores, ambientalistas e demais atores sociais partícipes dos processos.

Mas a intenção de não gerar, reduzir, reutilizar e reciclar o resíduo gerado nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN pode ser contemplada através de iniciativas individuais de cada laboratório gerador de resíduo, porém para o seu gerenciamento adequado, depende do tratamento e a disposição ambientalmente adequada, em todas as etapas de seus processos de geração.

Neste sentido, a ausência de políticas envolvendo esta problemática pode gerar sérios danos às pessoas e ao meio ambiente. Assim, torna-se imprescindível a definição de diretrizes sistêmicas de gerenciamento de resíduos químicos de laboratório para proporcionar uma ação contínua nesta importante área.

Gerenciamento de Resíduos Químicos

Contudo, as recomendações deste manual foram elaboradas na pesquisa intitulada “Normalização e Gestão de Produtos Químicos e Resíduos de Laboratório no IFRN”, realizada de 2020 a 2023, por meio do Programa de Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais do Campus Natal Central do IFRN .

Em conclusão o documento se trata de um ponto de partida na busca de normatização dos procedimentos de descarte de produtos químicos e resíduos laboratoriais.

A aplicação do mesmo nos distintos ambientes laboratoriais, associado à adoção institucionalizada por parte do IFRN, possibilitará avanços na segurança.

Autores: Ricardo Luiz Machado e Douglisnilson de Morais Ferreira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »