Skip to content
segunda-feira, maio 16, 2022
Últimas Notícias:
  • Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro
  • Saneamento Básico: quando o Brasil fez a coisa certa
  • Menos de 1% do lixo doméstico é destinado a tratamento
  • Investimentos em saneamento básico em Ubatuba (SP) somam R$ 46,7 milhões, segundo Sabesp
  • NOVAS SOLUÇÕES PARA VELHOS PROBLEMAS DO SANEAMENTO
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Instrumento simples e robusto para a medição de vazão

  • Abastecimento de Água, Acervo Técnico
  • janeiro 4, 2019

Resumo

Em sistemas públicos de distribuição de água, a medição de vazão é essencial para o controle e gestão das etapas do processo. No mercado, encontram-se disponíveis diversos tipos de equipamentos com diferentes princípios de operação, o tubo Pitot Cole mede a velocidade que é obtida pelo diferencial de pressão em duas tomadas opostas. Sua criação iniciou-se com Henri Pitot em 1732, sendo aperfeiçoada por Edward Cole em 1896, dando origem ao equipamento que conhecemos hoje. Com o intuito em melhorar a medição de vazão, mantendo suas vantagens como baixo custo e fácil instalação, este trabalho apresenta um medidor de vazão com configuração prismática hexagonal.

Introdução

A preocupação em aperfeiçoar e desenvolver métodos com o intuito de medir vazão é fundamental para o acompanhamento e monitoramento de processos que envolvam fluidos como a água considerando a diminuição da disponibilidade deste recurso e sua importância para a manutenção da vida.

Exemplificando, em sistemas públicos de abastecimento de água é necessário gerenciar todas as entradas e saídas de água viabilizando o melhor conhecimento do processo e tomadas de decisões assertivas visando tornar o sistema mais eficiente. No Brasil, estima-se que no processo de distribuição de água, as perdas estejam na ordem de 36,7%, enquanto em países com sistemas mais eficientes, as perdas não ultrapassam 10% (SNIS, 2014).

No mercado, encontram-se disponíveis grandes quantidades de equipamentos que medem vazão com princípios de operação diferentes. Para o tubo Pitot Cole, a vazão no equipamento é determinada indiretamente. Primeiro determina-se a velocidade através de leituras de diferencial de pressão entre duas tomadas opostas e através de equacionamentos obtém-se a vazão. Desta forma, as leis envolvidas na medição de vazão com o equipamento envolvem a aplicação da equação de Bernoulli que associa o diferencial de pressão imposto pelo equipamento à velocidade do fluido, e a equação da continuidade que associa a velocidade à vazão.

Ainda que idealizado em 1896, o tubo Pitot Cole é um instrumento amplamente utilizado devido às vantagens de aplicação como instalação em carga, baixo custo e facilidade no transporte.

O método de determinação da vazão tem uma precisão na ordem de ±2%. No entanto, relatos indicam que a precisão do equipamento pode ser minimizada por problemas em suas tomadas de pressão devido falhas na fabricação e decorrentes do uso do equipamento. Ainda, no processo de medição de vazão podem acontecer acidentes que envolvem a colisão das tomadas de pressão com a parede interna da tubulação ocasionado sua quebra, deformação ou desalinhamento (PEDRAZZI, 1992).

Autores: Natally Annunciato Siqueira e Podalyro Amaral de Souza.

baixe-aqui

AnteriorAnteriorInfluência do grau de saturação do meio poroso na retenção/infiltração de diesel, biodiesel e suas misturas em dois latossolos
PróximoConstrução de um reator para Biodrying: uma alternativa para os resíduos sólidos urbanos brasileirosPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Semiárido brasileiro – Panorama do abastecimento de água no semiárido brasileiro

2 min de leitura

O semiárido brasileiro é um dos mais chuvosos do mundo, no entanto, enfrenta impasses devido ao baixo índice pluviométrico e a irregularidade das chuvas, comprometendo serviços básicos de saneamento como o abastecimento de água, sendo este o objeto de estudo do presente trabalho.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

aquamec
suez
Penetron
clean environment brasil
DENORA
paques-logo-home.jpg
bf-dias
Superbac
logo-bioproj
logo-netzsch
Conaut

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.