saneamento basico

Instrumento simples e robusto para a medição de vazão

Resumo

Em sistemas públicos de distribuição de água, a medição de vazão é essencial para o controle e gestão das etapas do processo. No mercado, encontram-se disponíveis diversos tipos de equipamentos com diferentes princípios de operação, o tubo Pitot Cole mede a velocidade que é obtida pelo diferencial de pressão em duas tomadas opostas. Sua criação iniciou-se com Henri Pitot em 1732, sendo aperfeiçoada por Edward Cole em 1896, dando origem ao equipamento que conhecemos hoje. Com o intuito em melhorar a medição de vazão, mantendo suas vantagens como baixo custo e fácil instalação, este trabalho apresenta um medidor de vazão com configuração prismática hexagonal.

Introdução

A preocupação em aperfeiçoar e desenvolver métodos com o intuito de medir vazão é fundamental para o acompanhamento e monitoramento de processos que envolvam fluidos como a água considerando a diminuição da disponibilidade deste recurso e sua importância para a manutenção da vida.

Exemplificando, em sistemas públicos de abastecimento de água é necessário gerenciar todas as entradas e saídas de água viabilizando o melhor conhecimento do processo e tomadas de decisões assertivas visando tornar o sistema mais eficiente. No Brasil, estima-se que no processo de distribuição de água, as perdas estejam na ordem de 36,7%, enquanto em países com sistemas mais eficientes, as perdas não ultrapassam 10% (SNIS, 2014).

No mercado, encontram-se disponíveis grandes quantidades de equipamentos que medem vazão com princípios de operação diferentes. Para o tubo Pitot Cole, a vazão no equipamento é determinada indiretamente. Primeiro determina-se a velocidade através de leituras de diferencial de pressão entre duas tomadas opostas e através de equacionamentos obtém-se a vazão. Desta forma, as leis envolvidas na medição de vazão com o equipamento envolvem a aplicação da equação de Bernoulli que associa o diferencial de pressão imposto pelo equipamento à velocidade do fluido, e a equação da continuidade que associa a velocidade à vazão.

Ainda que idealizado em 1896, o tubo Pitot Cole é um instrumento amplamente utilizado devido às vantagens de aplicação como instalação em carga, baixo custo e facilidade no transporte.

O método de determinação da vazão tem uma precisão na ordem de ±2%. No entanto, relatos indicam que a precisão do equipamento pode ser minimizada por problemas em suas tomadas de pressão devido falhas na fabricação e decorrentes do uso do equipamento. Ainda, no processo de medição de vazão podem acontecer acidentes que envolvem a colisão das tomadas de pressão com a parede interna da tubulação ocasionado sua quebra, deformação ou desalinhamento (PEDRAZZI, 1992).

Autores: Natally Annunciato Siqueira e Podalyro Amaral de Souza.

baixe-aqui

Últimas Notícias: