saneamento basico

Meio ambiente urbano e saneamento básico

Resumo

Este trabalho apresenta resultados preliminares de pesquisas realizadas sobre as condições de saneamento básico e os seus impactos ambientais nos bairros de Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará, localizados no litoral oeste de Fortaleza. São bairros de elevada densidade populacional, onde residem populações de baixa renda, encontrando-se uma forte incidência de habitações subnormais do tipo “favelas.” Em função das deficiências de infra-estrutura e de serviços básicos, são graves os problemas de saneamento ambiental que repercutem em toda a área. A partir de 1992, o governo do estado do Ceará estabeleceu um programa de saneamento básico para o município de Fortaleza com o objetivo de ampliar a rede de esgoto e de drenagem urbana, além da definição de metas para solucionar o problema da coleta dos resíduos sólidos. Nesta pesquisa procura-se identificar a situação atual do setor saneamento na área e os mecanismos que produzem a não universalização dos serviços e analisar as políticas que orientam a ação pública local.

Introdução

O presente texto tem como propósito trazer à discussão algumas análises sobre o meio ambiente urbano e o saneamento básico na cidade de Fortaleza.

Os graves problemas de emprego e renda, de habitação, de infra-estrutura urbana e de equipamentos de consumo coletivo, entre outros, vêm agravando a questão socioambiental na cidade, marcada por processos de fragmentação e segregação espaciais. Nesse contexto, salienta-se o saneamento básico fundamental para um meio ambiente social e ecologicamente equilibrado.

O saneamento básico é aqui tratado não no seu sentido técnico, mas compreendido no conjunto das dinâmicas da produção socioespacial da cidade em face das precárias condições de vida da maioria da população.

Autora: Dr.a Maria Salete de Souza.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »