saneamento basico
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Membrana de nanofiltração

Resumo:

Então os métodos convencionais usualmente empregados em estações de tratamento de água e efluentes têm demonstrado uma baixa efetividade na remoção de antibióticos e outros contaminantes de preocupação emergente (CPE).

Portanto, face à problemática associada a esses contaminantes (toxicidade, potencial carcinogênico, desenvolvimento de bactérias super-resistentes a antibióticos e desregulação endócrina) faz-se necessário o estudo de novas tecnologias para tratamento de águas e efluentes.

Primeiramente nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes. Na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida. Com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Contido foram selecionados antibióticos com massas moleculares inferiores e superiores à massa molecular de corte da membrana. E avaliada a influência da pressão de operação nas interações eletrostáticas soluto/membrana e suas consequências na remoção dos antibióticos.

Membrana de nanofiltração

Portanto obteve-se uma elevada produtividade, com fluxos de permeado em torno de 100 kg h–1 m–2 na pressão de 8 bar. E remoção de antibióticos de até 95%, demonstrando a eficácia da nanofiltração na remoção destes contaminantes. Também foi constatada a influência de interações eletrostáticas na remoção dos antibióticos, sendo esse fenômeno mais intenso para o Sulfametoxazol.

Mas como esse antibiótico possui massa molecular (253 Da) menor que a massa molecular de corte da membrana (400 Da) e ambos (Sulfametoxazol e membrana) estavam com carga negativa nas condições estudadas as remoções de Sulfametoxazol de até 83% podem ser atribuídas às interações de repulsão eletrostática soluto/membrana. Importante ressaltar que nas condições avaliadas não foi observada incrustação da membrana, um fato muito importante pois isso possibilita uma maior vida útil das membranas, reduzindo custos de operação e manutenção.

Autores: Alexandre Giacobbo; Luis Guillermo Hammes Varela e Andréa Moura Bernardes.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »