saneamento basico

Métodos de Tratamento de Esgotos Domésticos: Uma Revisão Sistemática

Métodos de Tratamento de Esgotos Domésticos

O objetivo deste estudo foi levantar e identificar na literatura os métodos mais utilizados no tratamento de esgotos domésticos. Assim como classificá-los segundo critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais. Portanto, foi utilizado o método de revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scielo, ASCE, BVS e Science Direct. Sendo assim, o intervalo considerado foi entre os anos de 2002 e 2012.

Os sistemas de tratamento foram classificados pela definição (aeróbio, anaeróbio e outros), operação (física, química, biológica e outras) e nível de tratamento (pré-tratamento, primário, secundário, terciário e outros).

Uma Revisão Sistemática

O sistema de tratamento anaeróbio/UASB foi o mais citado nos artigos consultados. Enquanto que a operação e o tratamento mais utilizados foram, respectivamente, a biológica e o tratamento secundário. Dessa forma, levando em consideração critérios técnicos e de sustentabilidade, a análise apontou que os melhores métodos são as lagoas de estabilização e os biorreatores de membrana (MBR).

A consciência pública sobre os problemas de poluição da água tem crescido consideravelmente nas últimas décadas. Aumentando, assim, o número de regulamentações cada vez mais rigorosas quanto à descarga de águas residuais (ZENG et al., 2007). No Brasil, a resolução do CONAMA n° 357 (BRASIL, 2005) dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e enquadramento e ainda estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Em 2011, esta resolução foi alterada e complementada pela n° 430 (BRASIL, 2011), a qual dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes. No Rio Grande do Sul, a resolução do CONSEMA n° 128 RIO GRANDE DO SUL, 2006) fixa padrões de emissão de efluentes líquidos para fontes de emissão que lancem seus efluentes em águas superficiais.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Autores: Renata Cornelli, Fernando Gonçalves Amaral, Ângela de Moura Ferreira Danilevicz, Lia Buarque de Macedo Guimarães

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »