saneamento basico
Lodo de Esgoto Doméstico

Alterações aos atributos químicos e mobilidade de íons em colunas de solo tratados com lodo de esgoto doméstico

Lodo de Esgoto Doméstico

RESUMO

Primeiramente, a gestão de resíduos, em especial ao lodo de esgoto é de extrema importância com vistas ao desenvolvimento sustentável. Contudo o estudo da dinâmica dos íons presentes no lodo do esgoto ao longo do perfil do solo é de grande relevância para nos fornecer parâmetros úteis que nos permitam estabelecer a relação entre dose e impacto ambiental.

Neste anseio, objetivou-se determinar alterações químicas no solo e nos lixiviados, após aplicação de doses crescentes de lodo de esgoto submetidas a cinco lixiviações com água deionizada.

Os tratamentos corresponderam a um fatorial (2 x 6), sendo dois solos, um Latossolo textura muito argilosa da região de Viçosa – MG, e um Cambissolo de textura franco arenosa da região de Ouro Branco – MG. E seis doses de lodo de esgoto incluindo uma testemunha.

A menor dose foi calculada com base no teor de nitrogênio presente no lodo de esgoto, conforme resolução Nº 375 do CONAMA.

LEIA TAMBÉM: PROJETO DE APROVEITAMENTO DE BIOGÁS PROVENIENTE DE BIODIGESTOR DE REJEITOS BOVINOS E AGRÍCOLAS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA

As unidades experimentais foram constituídas de nove anéis confeccionados com tubos de PVC, com 6,6 cm de diâmetro interno, e 10 cm de altura. Com exceção do anel inferior com 8 cm de altura.

Foram realizadas cinco lixiviações com um volume de água deionizada equivalente a 1,5 vezes o volume de poros com intervalos de cinco dias cada.

As doses de lodo de esgoto foram eficientes na correção do pH de ambos os solos e aumentaram os teores de K, Ca, Cu, Zn, Fe, Mn e Ni, sendo que a concentração dos metais com as maiores doses atingiu os níveis críticos, na qual o Mn em ambos os solos, e o NO3 no solo de textura franco arenosa foram os elementos que apresentaram maior problema de lixiviação superando os limites estabelecidos pelo CONAMA.

LEIA TAMBÉM: CARACTERIZAÇÃO, TRATAMENTO E REÚSO DE ÁGUAS CINZAS E APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM EDIFICAÇÕES

Autores: Genelício Crusoé Rocha; Jéssica Mansur Siqueira Crusoé; Maria Rafaella Junger Wollmann; Leonardo França da Silva; Cândida Pollyanna Franscisco Azevedo; Michael Bergsten Eliphelete Rodrigues Barbosa; Cauã Godinho Gomes Fraga; Larissa Santos Moreira

Fonte: Revista Observatorio

Acesse o Artigo na Íntegra

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »