saneamento basico

Como monitorar ponto de pressão remotamente com baixo custo através de comunicação por GSM.

Resumo

As empresas de saneamento têm investido cada vez mais em tecnologia a fim de mapear, conhecer a qualidade, grandeza e eficiência dos serviços prestados à população. Dentre o melhoramento deste setor está o aumento da eficiência técnica em busca de novos softwares, equipamentos, dispositivos, entre outros. A importância da água dentro da visão do direito destaca que, o debate sobre a importância e consequentemente preocupação deste bem natural tem gerado discussões em vários ambientes sociais, inclusive na ONU. A preocupação com a água é mais direta e mais profunda e decorre da conscientização, principalmente com o aumento da população mundial gerando poluição através do aumento das atividades humanas, elevando também o consumo excessivo e o desperdício, tornando este bem natural finito em curto prazo (Pesqueira, 2013). Uma das alternativas tecnológicas para aplicações em automação tem sido o uso das redes de telefonia para transmissão de dados, sendo a tecnologia GSM a mais difundida.

Introdução

Dentre todas as riquezas naturais a água é a que está diretamente ligada à continuidade da vida das espécies, sendo o homem o mais afetado. Este impacto é gerado não somente por sua escassez, mas, na sua disponibilidade dentro dos padrões considerados próprios para consumo humano. Devido a grande frequência dos períodos de estiagem, principalmente no Nordeste Brasileiro, muitos sistemas de abastecimento de água vêm sofrendo deficiências operacionais. As interrupções no abastecimento de água são comuns, gerando a insatisfação dos usuários.

Investir em eficiência tecnológica própria que permita a coleta e transmissão de informações é algo que precisa ser estudo e investido nas empresas de Saneamento, devido as tecnologias encontradas no mercado apresentar custo elevado e dependência de logística para a manutenção.

A transmissão de dados via telefonia celular se tornou uma solução inovadora de integração de novos valores em tecnologia. Dentre estas tecnologias está o Sistema GSM – Global System for Mobile. Uma das diretrizes básicas que motivou o uso do sistema GSM para o desenvolvimento deste trabalho foi devido possuir terminais pequenos e de baixos custos, além, da eficiência espectral (Tateoki, 2007).

Desta forma, este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de tecnologia para transmissão de dados via Sistema Global System for Mobile – GSM de forma gerar eficiência ao abastecimento de água da cidade de Senhor do Bonfim através da verificação da pressão da água na malha distributiva permitindo o acesso das informações onde quer que esteja, abrindo um leque muito grande de facilidades, intervenções, aplicações e melhoria dos serviços com o intuito de gerar eficiência no sistema de manobra devido o Sistema de Abastecimento de Água da referida cidade operar através de demanda reprimida de água. Isto posto, faz-se necessário um controle mais eficaz referente ao abastecimento de água onde as informações em meio digital e sua confiabilidade disponibilizará aos usuários um suporte básico para consultas do comportamento da água ao longo da malha distributiva de forma programar para que o sistema opere dentro dos limites de normalidade
alinhando alguns pilares, a saber: satisfação do usuário, controle de perdas e eficiência na comunicação com a
interface dos processos.

Autores: Javan Oliveira de Almeida e Uilma Santos Pesqueira.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »