saneamento basico
Owens-Illinois Reciclagem Vidro

Owens-Illinois lança manual de reciclagem do vidro

Owens-Illinois Reciclagem Vidro

A Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, acaba de lançar o manual de reciclagem do vidro para orientar as cooperativas e a população sobre como deve ocorrer o descarte das embalagens de vidro pós-consumo e os benefícios da iniciativa para a reciclagem do vidro e o seu retorno à cadeia como uma nova embalagem.

No dia a dia, há diversos tipos de vidros, como as garrafas para bebidas, embalagens para alimentos, copos, entre outros.

Podem ser recicladas, por exemplo, as garrafas de suco, refrigerante, cerveja, recipientes para molhos e conservas, copos, pratos, tigelas e frascos de cosméticos. Portanto, durante o descarte é fundamental separar o vidro dos demais materiais recicláveis, como plástico, papel, metal, tampas de alumínio, cerâmicas, lâmpadas, porcelanas e pedras, entre outros.

O vidro para descarte deve ser higienizado, eliminando resíduos de alimentos e líquidos. “É essencial que o vidro passe por um processo de limpeza para eliminar também outros contaminantes, como materiais orgânicos, ferrosos e não ferrosos. Dessa forma, atende também as especificações da qualidade do caco de vidro antes de reintroduzi-lo na produção, garantindo assim a qualidade das novas embalagens que serão fabricadas”, explica Alexandre Macário, gerente do departamento de Economia Circular da O-I.

Outra dica é ter cuidado ao manusear o vidro, principalmente quando estiver quebrado. O material deve ser colocado em um saco resistente e bem fechado, para evitar acidentes com os profissionais que realizam a coleta de lixo.

“O vidro é um material 100% reciclável e pode ser reutilizado infinitas vezes sem perder suas propriedades. Por isso, é fundamental que ocorra o descarte correto para contribuir com a reciclagem e evitar acidentes. A Owens-Illinois tem um compromisso com a sustentabilidade e a economia circular e, por isso, investimos em tecnologias e processos que tornam nossas embalagens cada vez mais sustentáveis”, complementa Macário.

Benefícios

De acordo com a ABIVIDRO (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a sustentabilidade do vidro promove diversos benefícios, como a redução de custos de coleta urbana; aumento da vida útil dos aterros sanitários; reaproveitamento integral das embalagens pós-consumo; e geração de empregos e renda pela comercialização dos recicláveis.

Confira os vidros que podem ser reciclados (quebrados ou inteiros):

  • Embalagens de bebidas, como garrafas de sucos, refrigerantes e cervejas;
  • Embalagens de alimentos, como vidros de molhos, conservas, papinha de bebê, etc.;
  • Copos, pratos e tigelas de vidros;
  • Frascos de perfume.

Materiais que não podem ser misturados ao vidro reciclável:

  • Travessas resistentes ao calor, aquelas que costumam ser utilizadas para preparar alimentos em fornos convencionais e micro-ondas;
  • Espelho, vidro de televisores, cristais, lâmpadas e luminárias;
  • Papel/papelão, plástico, tecido, borracha, restos de alimentos, madeira;
  • Metais e estruturas metálicas, alumínio, cobre, latão;
  • Tampas/rolhas, gargalos de alumínio, parafusos, pilhas e baterias;
  • Cerâmicas, pedras, porcelanas, entulho, concreto e materiais de construção.

Alguns tipos de vidros que necessitam de uma destinação específica:

  • Frascos de medicamentos, seringas, objetos perfurocortantes (bisturis, agulhas e ampolas, por exemplo), máscaras, luvas e demais resíduos da saúde;
  • Embalagens de produtos químicos, tubos de ensaio e vidrarias provenientes de atividades laboratoriais.

Ficou em dúvida sobre o descarte? Siga o passo a passo:

  • Separe os vidros por tipos;
  • Entregue-os em um ponto de coleta próximo à sua residência;
  • Os coletores darão a destinação correta ao material.

Sobre a O-I

Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos e bebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US$ 6,9 bilhões em 2022.

CONFIRA O MANUAL DE RECICLAGEM

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »