saneamento basico

Estudo de caso descritivo sobre a viabilidade do projeto Tietê com foco no tratamento de efluentes

Neste trabalho de conclusão de curso, a viabilidade do Projeto Tietê foi realizada através de um estudo de caso descritivo. Foram analisados indicadores de qualidade das águas a partir dos resultados divulgados dos Relatórios de Qualidade de Águas Interiores do Estado de São Paulo. Elaborados anualmente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, desde a implementação do projeto até 2019.

O Rio Tietê passa por uma degradação muito grande desde que o estado de São Paulo passou a desenvolver-se de maneira desenfreada. Por não ter uma estrutura planejada para tal desenvolvimento na época, não somente as águas foram afetadas, mas sim o meio ambiente como um todo. A grande metrópole de São Paulo convive normalmente com o estado deplorável que os rios se encontram. Sendo assim, a falta de conhecimento e políticas públicas geram o desinteresse por preservar o meio ambiente, resultando na situação crítica que se encontra.

Estudo de caso descritivo sobre a viabilidade do projeto Tietê com foco no tratamento de efluentes

Para quem vive na capital de São Paulo é comum ao transitar pela cidade e se deparar com os rios totalmente poluídos. A problemática em questão se dá por milhões de pessoas que vivem e transitam pela grande São Paulo não sabem ou não questionam o porquê de os rios estarem desta forma. Isso colabora para tornar a situação deplorável que o meio ambiente se encontra em algo comum de presenciar no cotidiano.

O desenvolvimento desenfreado do estado causou diversos danos ao meio ambiente, principalmente às águas da região. Antigamente o esgoto de casas e indústrias eram despejados nos rios sem nenhum tratamento prévio e, portanto, um dos maiores causadores da problemática apresentada ocorre por conta do desenvolvimento desordenado da cidade.

Apesar de poucos conhecerem existe o “Projeto Tietê” o qual consiste na despoluição do Rio Tietê, cujo objetivo é a revitalização do rio através do tratamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo. O projeto divide-se em quatro fases de implementação e se encontra atualmente na fase quatro. (SABESP, 2021).

Assim como realizado em outros países é possível despoluir um rio por mais elevado que seja seu grau de poluição, trazendo vida de volta para o afluente. Este trabalho de conclusão de curso retratará sobre o projeto de maneira crítica e relatando sobre as fases que consistem na despoluição do Rio Tietê, com enfoque na área de tratamento de efluentes presentes no projeto.

Autora: Thays Mendes Santos.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: